Avanço do mar atinge condomínio de luxo em Aracaju

Menor Estado do país, Sergipe começa a sentir com maior intensidade os efeitos do avanço do mar.

A invasão das águas afetou povoados e condomínio de luxo. Na capital, Aracaju, vem destruindo pontos turísticos e já ameaça bairros inteiros.
O transtorno mais recente em Aracaju se estende desde o dia 3 de maio. Um trecho de 600 metros da avenida Beira-Mar, uma das principais da cidade, foi interditado em razão do avanço das águas do rio Sergipe, que é ligado ao oceano Atlântico.

Enquanto a prefeitura (do DEM) e o governo (do PT) não se entendem sobre os estudos ambientais necessários à obra de recuperação, o trânsito na avenida fica caótico nos horários de pico e comerciantes reclamam da queda no movimento.
A chamada erosão costeira –desequilíbrio entre "o que chega" e "o que sai" de sedimentos no mar– responde em grande parte pela mudança de cenário em Sergipe.

"Nossa costa é formada por depósitos sedimentares, não é rochosa e com contenção costeira como em outras regiões. E temos muita água ao redor de Aracaju, influência do mar e de marés", diz o secretário estadual do Meio Ambiente, Genival Nunes.

Na orla da praia de Atalaia, a mais famosa de Aracaju, a praça de eventos foi interditada após o mar destruir parte da estrutura. Bares localizados no início desta praia também já viraram história, assim como parte do asfalto da avenida litorânea.

Send this to a friend