Parnamirim festeja aniversário com espetáculo de rua

Contar a história da cidade a partir da vida dos homens e mulheres simples que vivem nela. Essa é a razão para a escolha do tema deste ano do espetáculo Nas Asas da História: "Mestre Elpídio e seu Boi de Reis nos destinos de Parnamirim". A 7ª edição do evento, em homenagem ao aniversário de 55 anos do município, estreou na noite de ontem (15), no bairro de Boa Esperança, no palco montado ao lado do galpão das artes da Fundação de Cultura.

Encenado por 45 atores e sob direção de Makarios Maia Barbosa, o espetáculo mostrou ao público um pouco da vida de Mestre Elpídio, brincante de boi de reis premiado em 2008 pelo Ministério da Cultura, mas praticamente desconhecido em Parnamirim.
O enredo tem início com os primeiros contatos do futuro mestre com a arte do boi de reis, parte para a fase adulta e fecha com a encenação da morte dele. A morte, porém, é retratada aqui como se tivesse sido inspirada nas palavras de Guimarães Rosa, autor do clássico "Grande Sertão: Veredas", segundo quem "as pessoas não morrem; tornam a ficar encantadas". A mensagem que fica é que Mestre Elpídio continua vivo na arte dos brincantes.

Nessa segunda, 16, o espetáculo será encenado no Jardim Primavera, no pátio da igreja do bairro de Liberdade. Amanhã (terça, 17), será a vez da Cohabinal. De quarta até sábado, o espetáculo vai passar, respectivamente, pelos bairros de Vida Nova, Passagem de Areia, Santos Reis e Parque Industrial. O encerramento acontece no domingo, 22, no bairro de Pirangi do Norte.

Send this to a friend