Mestrado para promotores e procuradores de Justiça

A Procuradoria Geral de Justiça e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vão oferecer o  primeiro mestrado acadêmico em Direito para membros do Ministério Público Estadual.

Segundo o Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis, o mestrado vai realizar o sonho de vários membros do Ministério Público que tinham interesse na pós-graduação. “Eles entram na Instituição e querem realizar cursos de mestrado e doutorado, mas as oportunidades praticamente não existiam. Essa realidade muda a partir de agora”, ressaltou.

Antes, o Ministério Público só autorizava o afastamento de um Promotor ou Procurador de Justiça, por ano, para a realização de cursos de aperfeiçoamento. A parceria firmada nessa quarta-feira com a UFRN vai permitir a formação de uma turma com 17 membros, sem prejuízo de suas atividades. Isso equivale dizer que o MP levava quase duas décadas para formar esses mesmos 17 mestres ou doutores.

Ao falar durante a solenidade de assinatura do contrato, a reitora Ângela Paiva Cruz destacou as demandas oriundas da sociedade norte-rio-grandense, da responsabilidade que a universidade tem na formação da mão de obra qualificada e disse da importância do contrato que firmava com o Ministério Público. “Estamos, ajudando no aprimoramento da qualificação dos membros do Ministério Público, que para nós é uma honra muito grande”, comentou.
A assinatura do contrato foi realizada na sala de reuniões da reitoria e contou com a presença, além da reitora e do Procurador-Geral de Justiça, do chefe de gabinete da PGJ, promotor de justiça Alexandre Frazão e do coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de justiça André Mauro Lacerda Azevedo. Também estiveram presentes a pró-reitora de Pós-graduação da UFRN, Edna da Silva, diretores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e a chefe de gabinete professora Célia Maria da Rocha Ribeiro.

Send this to a friend