Prefeitura emite nota sobre local para realização do FIFA FANFEST

A Prefeitura Municipal do Natal confirma que até o dia de hoje não recebeu a liberação do Centro de Convenções para a realização do FIFA FAN FEST, razão principal para decidir pelo retorno do evento ao espaço da Praia do Forte.

Desde o dia 9 de outubro, vinha sendo solicitada uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini. No dia 25 de outubro, em ofício encaminhado à senhora governadora, foi oficializada a solicitação de cessão do Centro de Convenções. No dia 11 de novembro, como amplamente divulgado pela imprensa, a governadora recebeu em audiência o prefeito de Natal e confirmou a cessão da área.

Depois de reiteradas solicitações de reuniões para a realização do evento, no dia 27 de janeiro a Prefeitura recebeu correspondência assinada pelo presidente da Cooperativa do Desenvolvimento da Atividade Hoteleira – Coohotur -, Flávio Alexandre Pontes e Silva, no qual confirma que o Centro de Convenções é administrado de forma compartilhada entre aquela cooperativa e o Governo do Estado e reafirma que a autorização para cessão do espaço do Centro de Convenções deverá ser de competência do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o que até o dia de hoje, no entanto, não foi oficializado.

No dia 07 de fevereiro, outro ofício foi encaminhado pelo prefeito Carlos Eduardo à governadora Rosalba Ciarlini comunicando que no dia 10 uma equipe da FIFA viria a Natal inspecionar a área e solicitando a presença de representantes do governo do Estado na referida visita técnica.

A visita ocorreu, mas o governo não enviou qualquer representante para acompanhar as tratativas.

De fato, a FIFA FAN FEST é um evento de responsabilidade da Cidade-Sede de acordo com o Host City Agreement, documento que define atribuições e competências relativas à realização do Mundial de futebol.

Apesar disso, a municipalidade esperava contar com a área do Centro de Convenções, conforme anunciado pela própria governadora na audiência que manteve com o prefeito, mas diante da exiguidade do tempo e da não formalização dessa cessão, resolveu retornar o evento para a área originalmente definida na praia do Forte.

A Prefeitura de Natal reconhece o esforço e a cooperação por parte do Governo do Estado na realização do plano de segurança para o evento, bem como no levantamento topográfico feito para balizar o projeto executivo e esclarece que a FIFA/COL embora colabore na formatação do FIFA FAN FEST, do qual é parceira, arcando com parte dos custos de estrutura, sempre deixou claro que o evento é da cidade que, portanto, define a melhor localização dentro das suas possibilidades e conveniências.

Por fim, a Prefeitura do Natal tem a certeza de que continuará contando com a cooperação do Governo do Estado na montagem do esquema de segurança da FIFA FAN FEST, a exemplo do que sempre ocorreu em eventos públicos ou privados realizados na cidade.

Send this to a friend