Vulcão em erupção no Chile

vulcao

O vulcão chileno Calbuco, situado a 1.000 quilômetros ao sul de Santiago, voltou a entrar em erupção nesta quinta-feira (23), a segunda vez em poucas horas, mantendo o alerta vermelho decretado na região pelas autoridades do país.

A nova erupção ocorreu por volta de 1h locais (mesmo horário de Brasília), informaram o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) e o Observatório Vulcanológico dos Andes do Sul (OVDAS), que recomendaram a manutenção da área de restrição de 10 quilômetros.

“As autoridades chilenas continuam atentas e informarão sobre qualquer mudança apresentada na atividade do vulcão”, indicaram os dois órgãos em comunicado divulgado na internet.

A inesperada erupção do Calbuco, 43 anos depois da última atividade registrada, representa uma “alta ameaça para a população”, motivo pelo qual as autoridades decretaram alerta vermelho nas localidades de Puerto Varas e Puerto Montt.

Mais de 4 mil pessoas já foram evacuadas das cidades de Ensenada, Alerce, Colonia Río Sur e Correntoso, na região dos Lagos, informou o Ministério do Interior, apesar de mais de 60 mil habitantes viverem na região afetada pela erupção do vulcão.

Send this to a friend