Denúncia contra Cunha é encaminhada ao STF

O procurador-geral da República Rodrigo Janot apresentou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) as primeiras denúncias contra parlamentares acusados de envolvimento no propinoduto da Petrobras. O principal alvo foi o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), denunciado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Também foram denunciados o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e a ex-deputada aliada de Cunha, Solange Almeida (PMDB-RJ).

Apesar da denúncia, Janot não pediu ao Supremo que afaste o peemedebista da presidência da Câmara, mas destacou que, além da condenação criminal, o STF deve impor a restituição de 40 milhões de reais classificados como “produto e proveito dos crimes” e outra parcela, também de 40 milhões de reais, como reparação dos danos causados à Petrobras e à Administração Pública.

Segundo na linha sucessória da República e responsável por dar seguimento a eventuais pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, Eduardo Cunha é a principal pedra no caminho do Palácio do Planalto desde que assumiu o cargo. O embate piorou recentemente quando o lobista Julio Camargo, em acordo de delação premiada, acusou o peemedebista de ter embolsado 5 milhões de dólares do propinoduto. Cunha aponta digitais do governo para arrastá-lo ao centro do petrolão. Também acusa o procurador-geral, Rodrigo Janot, de perseguição como parte de um “acordão” com o Palácio do Planalto.

Send this to a friend