Governo e TJRN lançam aplicativo para chamados de violência contra a mulher

A solenidade de assinatura de convênio de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado para viabilizar o projeto “A segurança delas é responsabilidade nossa”, marcado anteriormente para esta terça-feira (16) às 10h, irá ocorrer amanhã (17) no mesmo horário, na Presidência do TJRN. O termo será firmado entre o presidente do Poder Judiciário RN, desembargador Cláudio Santos, e o governador do Estado, Robinson Faria.

O convênio permitirá que a estrutura do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e as Polícias Militar e Civil do Rio Grande do Norte sejam disponibilizadas para oferecer suporte e atendimento aos chamados de emergência originados pelo aplicativo. A proposta para a criação do aplicativo partiu do juiz Deyvis Marques, titular da Vara da Violência Doméstica de Parnamirim.

O projeto prevê o desenvolvimento de um aplicativo para celulares smartphones possibilitando às vítimas de violência que possuam uma medida protetiva de urgência em seu favor acionar a Polícia rapidamente para garantir sua proteção. O software irá funcionar como um “botão do pânico”. Ao mesmo tempo, o agressor também será monitorado por meio do aplicativo, que servirá como uma espécie de tornozeleira eletrônica.

A iniciativa “A segurança delas é responsabilidade nossa” prevê o envolvimento da comunidade acadêmica para o desenvolvimento do software para celulares. Um edital será lançado para que equipes desenvolvedoras criem versões do sistema, obedecendo às referências da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJRN, havendo então uma disputa entre as equipes e a escolha da versão vencedora, com premiação dos escolhidos.

Send this to a friend