Motores do Desenvolvimento: Carlos Eduardo diz que “Nenhuma cidade torna-se criativa de um momento para o outro”

motores2
“Nenhuma cidade torna-se criativa de um momento para outro; a cidade vai tornando-se criativa, numa interação com os cidadãos”, afirmou o prefeito Carlos Eduardo, ao participar da  28ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte realizado na manhã desta segunda-feira, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Estado, teve como tema “Cidades criativas: desafios e oportunidades”. Pensar e discutir o presente e principalmente o que se quer da cidade no futuro, proporcionando bem-estar ao cidadão, foi destacado por palestrantes e autoridades presentes.
As palestras focaram nos exemplos espalhados pelo mundo através de redes que atuam nas áreas de cidades criativas, inteligentes e humanas. Uma cidade criativa, segundo estudiosos, não tem a tecnologia como ferramenta principal e sim como auxiliar no processo. “O uso da tecnologia não pode se sobrepor à educação e à saúde”, destacou o prefeito.
O município de Natal é integrante da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto Metrópole Digital, desde o ano passado. No Seminário desta segunda-feira (29), o secretário adjunto de Fiscalização e Licenciamento da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Natal, Daniel Nicolau de Vasconcelos, integrou a mesa redonda “Cidades Criativas: Desafios e oportunidades”, ao lado da promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente em Natal, Gilka da Mata, tendo como moderador, o procurador-geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis. “A integração com outros órgãos, é uma oportunidade de diálogo com o Legislativo e o Ministério Público. E a oportunidade de entender melhor a dinâmica da cidade, do ponto de vista da economia criativa”, afirmou Daniel Nicolau.
Na primeira palestra realizada, o diretor sênior para Assentamentos Humanos da ONU Habitat Brasil, Alain Grimard, abordou o tema “Cidades inteligentes e sustentáveis: tendência mundial para soluções locais”, apresentando um diagnóstico global das cidades e mostrando as principais mudanças que devem ser implantadas para seu melhor aproveitamento.
“Cidades criativas: desafios e oportunidades”, foi o tema central da economista Ana Carla Fonseca Reis, sócia-diretora da Garimpo de Soluções – Economia, Cultura e Desenvolvimento.
Estiveram presentes autoridades do executivo e legislativo, além de representantes de entidades como Fiern, Fecomércio e CDL e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Motores – Iniciado em 2008, o Seminário tem a finalidade de provocar o diálogo entre setor público, iniciativa privada e produtores de conhecimento. Através do debate sobre os desafios atuais, propõem soluções e traçam metas para cenários futuros, discutindo o desenvolvimento potiguar.
Send this to a friend