Sem categoria

Frente Parlamentar recebe escolas com melhores índices no IDEB em Natal

frente

A Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura da Câmara Municipal de Natal discutiu em reunião a relação entre o investimento em projetos de leitura e os bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A reunião contou com a presença da secretária municipal de Educação, Justina Iva, gestores das escolas, professores e estudantes. Na ocasião, gestores e professores das cinco escolas municipais que obtiveram os melhores índices participaram do encontro. Os professores apresentaram alguns projetos desenvolvidos nas escolas que explicam os números conquistados.

Localizada no bairro Mãe Luíza, a Escola Municipal Antônio Campos obteve 6.5 o maior índice entre as escolas do município, a diretora da instituição, Raquel Meneses, apresentou os projetos que são realizados na escola. Um dos projetos é o do incentivo à leitura como o “Clube do livro”. “O índice que recebemos é resultado do nosso trabalho focado nos processos de leitura e aprendizagem com acompanhamento e aulas bem planejadas, afirmou a gestora da escola com o maior índice do município.

A titular da SME afirmou que a política de formação de leitores, o apoio do acervo bibliográfico e o incentivo à formação dos professores foram os propositores dos bons índices de aprendizagem. “É um conjunto de fatores que levaram as escolas do município aos resultados. Trabalhamos investindo na formação e valorização dos professores, no incentivo à leitura com a ampliação do acervo bibliográfico nos últimos dois anos”.

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura, vereadora Eleika Bezerra,  falou que a reunião expôs o caminho para a iniciação de programas que visam a pratica da leitura. “As escolas que têm os melhores Ideb’s são escolas que têm bons projetos de incentivo à leitura. Precisamos que o Executivo municipal valorize os profissionais que desenvolvem projetos de incentivo à leitura”, afirmou.  Participaram da Frente os representantes das seguintes escolas municipais: Professor Antonio Campos (Ideb/6.5), Professora Lourdes Godeiro (Ideb/5.8), Professora Maria Cristina Osório Tavares (Ideb/5.7), Monsenhor Joaquim Honório (Ideb/5.6) e Professor Arnaldo Monteiro Bezerra (Ideb/5.6).

Compartilhe

Jornalista