Parnamirim reforça ações do Outubro Rosa com mamografias gratuitas

thumbnail_exame-mamografia-7

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce na prevenção e cura do câncer de mama, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde (Sesad) está intensificando as ações do “Outubro Rosa” com a realização de mamografias gratuitas no município em parceria com a unidade móvel “Amigo do Peito”.

A unidade móvel estará de 17 a 28 deste mês em diversos bairros da cidade realizando as mamografias. O equipamento realiza 80 exames diariamente, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde – todos regulados por consultas agendadas. “É de fundamental importância essa parceria, pois estamos levando para diversos bairros os cuidados e reforçando a prevenção e agilizando os atendimentos ao câncer de mama em Parnamirim”, destacou o secretário de saúde, Henrique Costa.

O caminhão do “Amigo do Peito” esteve primeiramente no prédio da Secretaria de Saúde. Rosana da Silva, de 36 anos, foi uma das atendidas. “Descobri que tinha um nódulo através do autoexame feito em casa. Recebi o encaminhamento e vim aqui para fazer a mamografia para me prevenir”, disse a moradora do bairro Jardim Planalto.

Os exames são feitos em alta tecnologia, com um mamógrafo digital que duram 10 minutos. Depois, os laudos são enviados para uma perícia especializada em Recife . O paciente recebe o resultado entre 20 a 30 dias.

Para serem atendidas, as mulheres necessitam adquirir requisição médica. Em seguida, se dirigir à Central de Regulação para a marcação do exame, munidas dos documentos pessoais, a exemplo da carteira de identidade e o Cartão do SUS.

Além das mamografias, a campanha está mobilizando as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS)do município, que estão promovendo diversas ações de educação, como orientação do autoexame, palestras educativas, além de testes rápidos e atendimentos especiais durante todo o mês.

É necessário que todas as mulheres, em especial aquelas com mais de 50 anos, procurem as unidades não só durante o mês de outubro, mas anualmente ou segundo a recomendação do médico.

Confira abaixo os locais onde a unidade móvel “Amigo do Peito” estará:

17/10: Secretaria de Saúde, Centro de Parnamirim.

18/10: Hospital Marcio Marinho, Pirangi do Norte.

19/10: Posto de Saúde, Santos Reis.

20/10: Posto de Saúde, Santa Tereza.

21/10: Posto de Saúde, Santa Júlia.

22/10: Posto de Saúde, Passagem de Areia I.

24/10: Posto de Saúde, Passagem de Areia II.

25/10: Sede do Ministério Público de Parnamirim(próximo a Delegacia da Mulher)

26/10: Posto de Saúde, Bela Parnamirim

27/10: Posto de Saúde, Nova Parnamirim

Send this to a friend