Festival Literário de Natal tem edição confirmada para dezembro

CADERNO 2+
Zeca Baleiro mais uma vez em Natal participando do FLIN 2016
O Festival Literário de Natal já tem data certa para acontecer. Entre 14 e 17 de dezembro, o encontro realizado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai reunir na praça Augusto Severo escritores e nomes destacados da cultura do Brasil e Rio Grande do Norte. Um dos pontos altos da programação do Natal em Natal, o FLIN 2016 será promovido com captação de patrocínios.
Nesta semana, o prefeito Carlos Eduardo e o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, participaram de reuniões no Rio de Janeiro para definir a programação e os escritores que virão ao Festival. Dentre os nomes confirmados, estão os jornalistas e escritores Zuenir Ventura, Luís Fernando Veríssimo, Nelson Motta, de vencedores atuais de prêmios literários importantes no país, casos de Beatriz Bracher (vencedora do prêmio São Paulo de Literatura) e Ignácio de Loyola Brandão (vencedor do prêmio Machado de Assis), da romancista Marina Colasanti, do escritor Nei Lopes (destaque com obras de literatura afro-brasileira), e dos cantores Moraes Moreira, Zeca Baleiro e Virgínia Rodrigues, que lançarão livros de suas autorias publicados recentemente e falarão sobre a influência da literatura nas suas obras.
“O FLIN é hoje o momento cultural mais importante da cidade. Ajuda a integrar estudantes, editoras locais, figuras consagradas da nossa literatura e do meio cultural em grandes debates sobre ideias e questões da nossa atualidade”, afirma o prefeito Carlos Eduardo.
Além de formar uma das mesas redondas do Festival, Zuenir Ventura receberá uma homenagem especial. Espécie de consultor informal do FLIN, junto com o jornalista potiguar Woden Madruga, o jornalista e escritor carioca colabora com o Festival desde sua primeira edição, propondo e atuando para trazer vários escritores. Na edição deste ano, ele receberá uma distinção não apenas por essa colaboração, mas pela importância de sua obra e do seu trabalho como jornalista.
“Fico sempre lisonjeado pelos convites para participar do Festival de Natal, e agora muito honrado, feliz e agradecido pela homenagem que me está sendo oferecida”, descreve Zuenir Ventura. Woden Madruga compartilha da opinião de que o FLIN se tornou um dos principais acontecimentos culturais da cidade. “Isso se dá não apenas pela repercussão que o festival natalense alcança nas melhores rodas literárias do Brasil, mas também pela oportunidade de integração e de projeção dos escritores locais”, avalia Woden.
O secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, destaca que o FLIN 2016 vai manter sua linha de estar afinado com os temas literários mais atuais no Brasil. “Um exemplo dessa sintonia é a quebra da dicotomia entre literatura escrita e falada, que sempre tratamos e que mais recentemente ganhou muita relevância com a premiação de Bob Dylan com o Nobel de Literatura”, aponta Dácio.
O Ministério da Cultura também deverá ser parceiro do FLIN 2016, com a possível aprovação do projeto apresentado pela Prefeitura para captar recursos via Lei Rouanet. A Cosern já manifestou interesse em repetir o patrocínio dados nos anos anteriores por esse modelo de financiamento.
Send this to a friend