Carnaval 2019: Crea-RN começa a fiscalizar os polos da folia

A partir desta quinta-feira (28), os fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte pretendem percorrer todas as regiões do Rio Grande do Norte a fim de garantir que as montagens e instalações das estruturas nos polos carnavalescos sejam acompanhadas por responsáveis técnicos habilitados. Este é o segundo ano consecutivo que o Crea-RN realiza a campanha Carnaval Legal.

De acordo com a presidente do Conselho, Ana Adalgisa Dias Paulino, durante coletiva com Cosern e Corpo de Bombeiros, “a meta do Crea é fiscalizar 60 municípios e cerca de 90 polos. É importante ressaltar que nosso objetivo é analisar o exercício profissional e não estruturas, por isso essa parceria é tão fundamental”. Em 2018 a fiscalização do Crea esteve em 38 municípios e 69 polos.

Na ação, os fiscais vão exigir a existência de um profissional habilitado na execução dos serviços, solicitar a devida ART de acordo com a estrutura da festa (palco, camarote, trio elétrico, iluminação, geradores, sonorização) e deixar sempre a cópia da ART no local do serviço.

Para o superintendente de Serviços Técnicos da Cosern, “esse é um trabalho feito a seis mãos com objetivo de guardar vidas em um evento que envolve milhares de pessoas. Nosso planejamento começa em julho e tem como foco principal a segurança e o reforço da confiabilidade do fornecimento de energia nos polos carnavalescos”, explicou.

O capitão Daniel Gleidon, responsável pela inspeção das estruturas por parte do Corpo de Bombeiros, informou que é importante os organizadores dos eventos enviarem os projetos com antecedência para análise do Corpo de Bombeiros. “Solicitamos 10 dias para que os projetos passem por duas fases: análise e vistorias dos eventos”. Pelo Corpo de Bombeiros a expectativa é fiscalizar 56 polos carnavalescos, sendo 30 em Natal e adjacências.

Dicas do Crea-RN para organizadores de festas

* Contratar profissional habilitado;

* Solicitar devida ART de acordo com a estrutura da festa (palco, camarote, trio elétrico, iluminação, geradores, sonorização)

* Importante: deixar sempre a cópia da ART no local do serviço

Send this to a friend