Agora ficou pior: Aeroporto Aluízio Alves é um dos primeiros a limitar tamanho da bagagem de mão

Tem aquele dito popular: ” Nada é tão ruim que não possa piorar”. Pois bem, as aéreas brasileiras começaram neste mês a intensificar a fiscalização do tamanho das bagagens de mão de passageiros em voos nacionais. A partir desta quinta-feira (25), em quatro aeroportos do país, as bagagens que estiverem acima do tamanho padrão terão que ser despachadas. 

A medida começa a valer por enquanto nos seguintes aeroportos: 

  • Juscelino Kubitschek (Brasília) 
  • Afonso Pena (Curitiba) 
  • Viracopos (Campinas/SP) 
  • Aluízio Alves (Natal) 

Em outros nove terminais, as aéreas estão orientando os passageiros sobre as normas em vigor (entenda abaixo) – mas o despacho obrigatório ainda não vai valer. Em maio, a orientação será feita em mais dois aeroportos. 

Até 23 de maio, as bagagens de mão fora do padrão passarão a ser obrigatoriamente despachada em 15 terminais do país.

Tamanho permitido das bagagens

De acordo com a Abear, associação que reúne as aéreas brasileiras, o objetivo da medida é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque e evitar atrasos. 

Desde o início da cobrança muitos passageiros têm optado por levar apenas malas de mão – por vezes com dimensões excessivas –, causando transtornos na hora do embarque na aeronave. 

Antes de entrar nas áreas de embarque, os passageiros terão que verificar se o tamanho e o peso das bagagens está de acordo com os padrões definidos pelas companhias: 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade, com até 10kg.

Send this to a friend