Álvaro Dias lidera corrida da sucessão em Natal

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, está com com 29% da preferência dos votos do natalense. Os números são da primeira pesquisa do Instituto RadarNE/TN. No cenário estimulado e com oito nomes ficaram tecnicamente empatados Natália Bonavides, com 8%; Kelps Lima, com 5%; Hermano Morais, com 5% e General Girão, com 4%. 

Em seguida, apareceram Sandro Pimentel e Coronel Azevedo, ambos com 2%. Fernando Pinto ficou com 1%. Responderam “ninguém’, “branco ou nulo” 31% dos entrevistados e afirmaram que “não sabe  ou não quiseram responder” 13%.

Se a eleição fosse hoje, Álvaro Dias teria 51% dos votos válidos, neste cenário, percentual suficiente para uma vitória em primeiro turno. A margem de erro  da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em um cenário no qual foram apresentados, na aplicação dos questionário, quatro nomes, Álvaro Dias chegou a 33%; e Hermano Morais e Natália Bonavides ficaram numericamente empatados com 9%. Neste cenário, Kelps Lima empata tecnicamente com esses dois, ficando em 7%. Os eleitores que responderam “ninguém, banco e nulo” somaram 32%; enquanto disseram “não sabe” ou não quiseram responder 10%.

Espontânea

Os números da pesquisa espontânea, na qual não é apresentada a lista dos candidatos no momento da pergunta, mostra o prefeito Álvaro Dias com 17%. Foram citados com 1%: Carlos Eduardo, Kelps Lima, Hermano Morais, Natália Bonavides e Coronel Azevedo. Outras nomes citados tiveram menos de 1%. Entre os pesquisados, 29% reponderam “ninguém”, “branco” ou “nulo”. Além disso, 47% afirmaram “não sabe” ou não quiseram responder.

O diretor da RadarNE, Maurício Garcia, afirma que os números mostram favoritismo do atual prefeito. Os demais pré-candidatos estão tecnicamente empatados na disputa por um segundo lugar. Ele afirma também que a pesquisa mostra que o eleitor não identificou ainda um candidato que desponde como um nome de oposição. Na simulação com oito nomes, Álvaro Dias tem 51% dos votos válidos. Em outro cenário, com quatro nomes, chega a 57% dos votos válidos.

Send this to a friend