Lideranças partidárias da Assembleia defendem projetos ligados à saúde

Durante o horário destinado às lideranças, na sessão ordinária desta segunda-feira (22), realizada por videoconferência, os parlamentares que são líderes de partidos, comentaram assuntos de ordem da Saúde, Segurança, Economia e de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte.

O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) falou de um Projeto de Lei de sua autoria que pretende reconhecer aos pacientes renais crônicos em estágio avançado os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência.

Segundo o parlamentar, esses pacientes se submetem a tratamentos que comprometem a qualidade de vida e capacidade de subsistência. “É praticamente inviável a manutenção de uma atividade remunerada a esses pacientes, que necessitariam se afastar do trabalho por 3 ou 4 dias na semana, a fim de se submeter ao tratamento. São pessoas que passam horas a fio em unidades de saúde, vários dias por semana, e que precisam ficar ligados a um equipamento para sobreviver. Esses cidadãos, além das situações inerentes à enfermidade, enfrentam dificuldades especiais no seu dia a dia. E tudo se torna pior quando eles residem longe dos serviços de diálise”, justificou.

Ainda de acordo com o deputado, esses cidadãos gozam de todos os benefícios legais assegurados aos portadores de doenças graves, mas é preciso fazer mais. “Eles já fazem jus à aposentadoria especial, distribuição gratuita de medicamentos pelo SUS, alguns benefícios tributários, dentre outros. Mas nós sabemos que eles vivenciam situações semelhantes às pessoas com deficiência. Por isso merecem tratamento semelhante perante a lei. Então eu peço a ajuda dos meus pares para aprovar esse projeto o mais rápido possível, para que possamos dar melhor qualidade de vida a esses cidadãos”, concluiu

Send this to a friend