Escola de Natal se inspira em experiências internacionais para volta às aulas

A expectativa do retorno das aulas presenciais em meados do mês de agosto, aqui em Natal/RN, chama a atenção para o surgimento de uma nova rotina, repleta de cuidados e normas que visam garantir a segurança dos alunos, pais, professores e funcionários.

A Maple Bear Natal, alinhada às melhores práticas mundiais, vai adotar protocolos e experiências bem-sucedidas internacionalmente, considerando recomendações e determinações de autoridades públicas e organizações de saúde.

A escola vai manter o sistema de aulas à distância funcionando para os alunos que não puderem retornar ao modo presencial, seja por decisão dos pais, por fazerem parte de grupo de risco ou morarem com parente nessa condição. Quando as atividades voltarem, a Maple Bear Natal vai estimular, diariamente, que os alunos e colaboradores tenham uma rotina de higienização, com a lavagem frequente das mãos. Placas de sinalização serão expostas nos principais ambientes da escola e toda a equipe já foi vacinada contra gripe comum e H1N1.

“Estamos diante de um grande desafio que é a retomada das nossas rotinas escolares durante a pandemia da COVID-19 e, como educadores Maple Bear Natal temos a preocupação de fazer com que os nossos procedimentos de retorno às aulas aconteçam de maneira a garantir segurança para toda nossa comunidade escolar”, explica o diretor administrativo da escola, Marcelo Freitas.

Entre as medidas adotadas, estão o controle na entrada, para garantir que alunos e colaboradores tenham sua temperatura verificada, calçados higienizados em tapete capacho sanitizante e as mãos higienizadas com álcool 70%, além do uso obrigatório de máscaras. Caso alguém apresente um quadro febril ou qualquer outro sintoma de doença viral, não será possível sua permanência na escola. O aluno ou o colaborador ficará ausente até que que seja apresentado um atestado de um médico especialista liberando o retorno.

Todos os colaboradores deverão trocar de roupa assim que chegarem à unidade e elas serão guardadas em saco plástico fechado. Todos receberão EPIs adequados e as professoras de crianças de 1 a 3 anos terão capotes em suas salas para serem usados no caso de algum aluno precisar ser pego no colo.

Espaços arejados e higienizados constantemente

A escola fará uma higienização completa de dos espaços a cada mudança de turno. Corrimões, maçanetas, torneiras e outros pontos críticos de contato serão higienizados frequentemente ao longo do dia. Os espaços serão mantidos arejados e com ventilação natural. Aparelhos de ar condicionado não serão usados em nenhuma sala de aula. O uso de bebedouros será restrito e ficarão disponíveis apenas torneiras para encher garrafinhas de água de uso individual. Objetos de uso pessoal dos alunos, como lápis, borracha, papel, lençol e lanches, não serão compartilhados.

A Maple Bear Natal também vai estimular regras básicas a serem seguidas pelos alunos e colaboradores para evitar possível contaminação. Entre as regras, estão: ao tossir e espirrar, cobrir o nariz e a boca com a parte interna do braço dobrado ou lenço e evitar cumprimentos com abraços, beijos e apertos de mão. Os alunos serão estimulados a criar novas maneiras de comunicação, como combinações de sons e movimentos (acenos e sorrisos) à distância para expressar seus sentimentos.

“Fazer parte de uma rede internacional, como a Maple Bear, em muito nos ajuda a garantir que adotaremos um conjunto de medidas efetivas que já vêm funcionando em locais onde a pandemia está em estágios mais avançados, com maior segurança”, afirma Marcelo Freitas.

Send this to a friend