TRE-RN lança Celina, a assistente virtual da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional do Rio Grande do Norte (TRE-RN) lança hoje um chatbot que esclarecerá as principais dúvidas dos eleitores quanto aos procedimentos e serviços prestados pela Justiça Eleitoral, especialmente informações relativas às Eleições 2020. A assistente virtual chama-se Celina, uma homenagem à natalense Celina Guimarães, primeira mulher a exercer o direito de voto no Brasil.

A assistente virtual pode ser acessada via Portal do TRE-RN, pelo Messenger do Facebook e também no aplicativo Telegram, seja pelo celular, tablet ou computador, trazendo diversos assuntos de interesse eleitoral. Interagindo com ela, a partir da informação de alguns dados pessoais, é possível saber se houve mudança no local de votação de qualquer eleitor potiguar. Dúvidas sobre outros assuntos também são respondidos prontamente pelo chatbot, tais como: aplicativo e-Título, cartórios eleitorais, procedimentos quanto ao alistamento, multas, justificativa, mudança de domicílio, biometria, candidaturas, emissão de certidões, telefones e endereços.

O presidente do TRE/RN, Desembargador Gilson Barbosa, destaca que a Celina é um caminho virtual eficiente para que o eleitor tenha acesso rápido e fácil a todas as informações que precisa para votar com tranquilidade nas Eleições deste ano. “A assistente virtual é um importante mecanismo de transparência e informação da população, ao lado de outros como o Disque Eleitor e o aplicativo e-Título. Nosso objetivo é proporcionar segurança e tranquilidade para que as pessoas exerçam o seu direito ao voto e contribuam para a democracia”, destaca.

Para interagir com a Celina, basta acessar o Portal do TRE-RN, no endereço celina.tre-rn.jus.br; entrar no perfil do TRE-RN no Facebook ou buscar, no aplicativo de mensagem Telegram, o usuário @jern_bot.

Conheça mais sobre a assistente virtual do TRE-RN aqui: https://youtu.be/_pDUrgTMBJs

Send this to a friend