UnP apresenta os 10 finalistas do Prêmio Laureate Brasil – Jovem Empreendedor Social 2020

Os Candidatos tiveram até 18 de setembro para inscrever as suas iniciativas. No final, 10 ações conquistaram a oportunidade de se capacitarem.

Desde outubro, 10 jovens empreendedores sociais de todo o Brasil têm recebido capacitação online para potencializar ainda mais a condução de seus negócios sociais e, assim, ampliar os seus horizontes em relação ao tema empreendedorismo, aprendendo como deixar as suas pegadas sustentáveis no novo mundo por meio do Prêmio Laureate Brasil – Jovem Empreendedor Social, iniciativa criada pela Laureate Brasil, rede da qual a Universidade Potiguar faz parte, contado com a parceria da Grupo Cia de Talento.

Para participar desta oportunidade, os interessados precisavam ter entre 18 e 29 anos, serem autores/coautores ou fundadores/cofundadores de um projeto social em execução há pelo menos seis meses e demonstrarem os resultados, com reconhecido e comprovado potencial de impacto positivo na sociedade. Como parte de uma iniciativa global de estar aqui para o bem e para sempre, o programa consagra as ações com base nas regiões geográficas das instituições de ensino da rede Laureate Brasil.

Conheça um pouco os projetos selecionados:
• Trilha Criativa – a aluna de Publicidade e Propaganda da UnP, Maria Rita Oliveira, inscreveu o seu projeto que oferece serviço de laboratório dinâmico de experiências criativas e cria um espaço de aprendizagem, online ou presencial, para desmistificar o empreendedorismo e torná-lo uma experiência divertida por meio de jogos, oficinas e projetos totalmente originais, construídos do zero a partir de cada necessidade percebida pelo cliente e pelo projeto.
• MindSun – o jovem Richard dos Santos Vitor Dantas, formado em Engenharia de Energias Renováveis, inscreveu a sua iniciativa que promove a eficiência energética, ajudando pequenos negócios e pessoas a obterem economia financeira e de recursos, utilizando tecnologias que fazem bem para seu bolso e para o meio ambiente.
• Os Primeiros Clientes – a aluna de Publicidade e Propaganda da UNIFG, Emille Queiroz, inscreveu o seu projeto desenvolvido durante a quarentena com o intuito de ajudar, por meio de estratégias de marketing, microempreendedores que foram prejudicados durante a pandemia, além de pessoas que perderam o emprego e iniciaram um negócio nesse momento difícil.
• Educa 7 minutos – o aluno de Pedagogia da UNIFACS, Yuri Teixeira, inscreveu o seu projeto que consiste no fomento, na orientação, na divulgação e, também, na premiação de filmes produzidos por jovens, oriundos da rede escolar ou de grupos sociais de Lauro de Freitas.
• Steams Lab – André Luiz Maciel Santana, formado em Engenharia Industrial Mecânica, inscreveu a sua iniciativa criada em 2019, para projetar, desenvolver e avaliar um ecossistema digital, que seja capaz de absorver e conectar as demandas institucionais e acadêmicas a estudantes que estejam desenvolvendo e buscando aprimoramento no contexto de tecnologias aderentes a Indústria 4.0.
• PLT4Way – Diogo Bezerra da Silva, formado em Marketing, inscreveu a sua iniciativa, que representa mais do que uma escola de Inglês tradicional. A 4way é um negócio de impacto social que a cada três alunos pagantes são aceitos alunos gratuitos vindos de comunidades e da periferia, em um recorte social que não tiveram acesso ao ensino de Inglês de qualidade.
• Ganbatte – Karen Freitas Franquini, graduada em Engenharia de Produção com pós em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais, e em Gestão de Recursos Humanos, veio preparada ao inscrever a sua iniciativa que conecta empresas a jovens periféricos, oferecendo soluções em gestão da diversidade, recrutamento e seleção inclusivos, além de desenvolvimento de profissionais de grupos periféricos (classes sociais CDE; negros; mulheres; LGBTQ+).
• Curso Pré-Vestibular Educação Protagonista – EDUP – a aluna de Biomedicina da FMU | FIAM-FAAM, Thainá Vilella Rodrigues Maria, inscreveu o seu projeto que consiste no curso pré-vestibular EDUP, um projeto social com o objetivo de proporcionar uma educação extracurricular de qualidade para alunos de baixa renda que não possuem condições de custear um curso privado.
• Veever – João Pedro Novochadlo, formado em Publicidade e Propaganda, inscreveu a sua iniciativa que engloba aplicativo gratuito que utiliza tecnologia de microlocalização e inteligência artificial para facilitar a locomoção e a interação de pessoas com deficiência visual em ambientes internos e externos.
• Cariño: Roupas Sustentáveis – a aluna de Design de Moda da UniRitter, Vitória Zajkowski Paim, inscreveu o seu projeto que tem como objetivo qualificar famílias em situação de vulnerabilidade social, auxiliando no desenvolvimento de técnicas manuais e artesanais.

Além da capacitação online, os selecionados estão sendo alavancados para o cenário global de jovens lideranças ao redor do mundo por meio da parceria com a YouthActionNet, da International Youth Foundation (IYF). Para conhecer um pouco mais sobre cada projeto e celebrar essa conquista, é preciso acompanhar o evento oficial da premiação, que acontecerá no dia 2 de dezembro.

SERVIÇO
Prêmio Laureate Brasil – Jovem Empreendedor Social
Cerimônia oficial de premiação: 2 de dezembro, às 10h
Local: https://www.facebook.com/premiolaureate
Site: www.premiolaureatebrasil.com.br

Send this to a friend