Homem é preso roubando orquídeas no Parque da Cidade

Agentes da Ronda de Proteção Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Ropam/GMN) prenderam nesse final de semana um homem extraindo espécies da flora nativa da Unidade de Conservação Ambiental onde se localiza o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A ação se deu no momento em que o patrulhamento do Ropam realizava rondas nas trilhas naturais que circundam o Parque da Cidade. Com o detido foi apreendida uma sacola com várias espécies de orquídeas.

De acordo com relato do coordenador do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Isaac Cruz, a prisão foi feita durante um patrulhamento de rotina onde os guardas municipais circulam na região de mata onde estão situadas as trilhas naturais. “Geralmente nesses locais isolados é possível flagra pessoas invadindo a área que tem proibição de acesso a qualquer pessoa sem a devida autorização do órgão ambiental competente”, comentou o coordenador.

Os guardas municipais informaram que na maioria das vezes esse tipo de crime ambiental é realizado com intuito de colocar a venda os exemplares de orquídeas, que dispõem de um público que ainda adquire os vegetais sem se preocupar com a origem dos mesmos. Dentro da Unidade de Preservação Ambiental onde se localiza o Parque da Cidade, já foram realizadas várias prisões de suspeitos que entram no local para extrair de maneira ilegal os vegetais protegidos por lei federal.

Send this to a friend