Polêmica no reajuste da tarifa de água em Natal: Caern diz que não pediu reajuste de 71% mas documento mostra que o “pleito” foi feito

O blog encontrou documentos que mostram o pleito da Caern para reajuste da tarifa apresentado ainda em 2019. O documento está na consulta pública disponibilizada pela Agência Reguladora de Saneamento na internet, foi de 70,51 %, com base nos cenários projetados pela companhia e levando em conta o prazo de vigência do contrato que é até abril de 2027.

O documento trás o “pleito” da Companhia encaminhado à Asrban

Mas havia a previsão de uma devolução de 10,45% relativa a prestação de contas de 2013 a 2017. No mesmo documento, a Caern considera a possibilidade do encerramento do contrato em dezembro de 2039, ou seja, 20 anos após o pleito feito. Nesse caso, o reajuste – que eles chamam de Índice de Reposicionamento Tarifário, cai para 30,41%.


Já no dia 01 de julho deste ano, foi encaminhado o Ofício 87/2021 à Arsban no qual a Caern admite que houve um erro nos cálculos apresentados anteriores e solicita que seja corrigido o Índice de Reposicionamento Tarifário, para 0,77%, ao contrário do desconto de 10,45% previsto no documento de 2019. Ou seja, o índice de Reposicionamento Tarifário nesse cenário era de 70,51% mais 0,77% o que dá os 71,28% no documento da Agência.


Como a Arsban não considerou o prazo de 2039, já que o contrato vigente se encerra em 2027, analisou somente sob esse período de tempo e concluiu por um reajuste de 1,22%.


Ontem, no entanto, foi encaminhado novo documento da Caern refazendo o Pleito. Esses novos dados, no entanto, ainda não foram apreciados pela Arsban.

Como o blog já adiantou todoo processo continua em Consulta Pública para ser debatido em audiência púbica no dia 16 deste mês. O relatório que for aprovado na audiência é que será submetido ao Conselho Municipal de Saneamento para definir de quanto será o reajuste ou Índice de Reposicionamento Tarifário como preferem, a ser aplicado nas tarifas de água e esgoto em Natal.

Send this to a friend