Grupo Reviver apresenta nova unidade móvel

Grupo Reviver apresentou abriu o mês de outubro apresentando a nova Unidade Móvel Savana Galvão. O caminhão foi doado pela fundação baiana You X Life e o novo mamógrafo adquirido pelo grupo por meio de empréstimo financeiro. O mutirão de mamografias do Outubro Rosa começa dia (4) na Policlínica da Zona Norte, na Avenida João Medeiros Filho, sempre das 7h às 17h.

“Levar os serviços até a população é uma forma de facilitar o acesso aos exames considerando que muitas vezes as pessoas não têm recursos se quer para pagar o transporte. Nossa demanda tem sido crescente tanto por causas epidemiológicas, como pelo empobrecimento da população que perdeu os planos de saúde e busca o SUS. Ter nossa unidade móvel própria é um momento ímpar”, afirmou a presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Fiúza Mota.

 

Atualmente a capacidade de atendimento do Grupo Reviver é de até 1300 mamografias por mês, em razão de credenciamento junto ao Ministério da Saúde e contrato de prestação de serviço firmado com a Prefeitura Municipal de Natal. As mamografias são destinadas às mulheres a partir dos 40 anos, que devem levar originais e cópias de documento oficial de identificação com foto, cartão do SUS, comprovante de residência e requisição médica. As mulheres a partir dos 50 anos não precisam da solicitação do médico. Diariamente são distribuídas 70 fichas e o atendimento é realizado das 7h às 17h.

 

Os mutirões de mamografias destinados a mulheres a partir dos 40 anos foram iniciados no Outubro Rosa de 2015, em parceria com o Grupo Delfin, com a realização de 3.600 exames, em três bairros da capital. Em 2016, com recursos financeiros limitados, foram atendidas 2.002 mulheres, com a verificação do aumento de nódulos detectados. Já em 2017, foram realizados 1.707 mamografias. Neste mesmo ano, com recursos de emenda parlamentar, o grupo adquiriu um aparelho de ultrassonografia e vem realizando uma média de 80 exames por mês entre ultrassons de mama, tireoide, transvaginal e obstétrica em parceria com as Clínicas Integradas do UNI-RN.