Assembleia comemora Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Em alusão ao Setembro Verde, que marca o mês da inclusão e comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, A Assembleia Legislativa realizou sessão solene proposta pelo deputado estadual Kleber Rodrigues (Avante) .

Homenagem prestada pelo deputado

Na ocasião, o deputado discursou, enfatizando que o assunto deve ser lembrado o ano inteiro e não apenas no mês de setembro. “Poderia estar aqui homenageando diversos segmentos, mas estou feliz de homenagear vocês, que precisam de mais respeito, de um olhar diferenciado de toda a sociedade. Muito se fala sobre construção da cidadania, são muitos os discursos defendendo o cidadão, mas, nesse contexto, é preciso refletirmos sobre o que é de fato cidadania. Como iremos pensar em gozo dos direitos para pessoas com deficiência que sofrem com preconceito, barreiras físicas e atitudinais? Como falarmos sobre cidadania para pessoas que padecem de tratamento digno por parte do Estado? E é nesse contexto que se coloca o Setembro Verde. Todos nós somos diferentes e o respeito é a característica essencial na construção da cidadania”, falou.

O parlamentar também lembrou que a inclusão é uma preocupação de todos e precisa de atos concretos. Mencionou ainda os projetos de lei propostos pelo mandato dele, que são relacionados ao assunto: criação da carteira de identificação do autista; obrigatoriedade dos centros comerciais disponibilizarem 5% de mesas e cadeiras para pessoas com habilidade reduzida; adaptação de carrinhos de compras em supermercados, e afins; garantia para pessoas com deficiência de embarcarem e desembarcarem em outros pontos no trajeto de parada de ônibus; criação do parque inclusivo, com instalação de brinquedos adaptados nas praças públicas.

Um dos homenageados, o vereador do município de Mossoró, Petras Vinicius de Souza, falou aos presentes da satisfação em fazer parte daquele momento e de participar da luta em favor da pessoa com deficiência. Na ocasião, ele aproveitou para falar da ligação dele com o Fórum de Mulheres com Deficiência e do engajamento das pessoas envolvidas ali. “Hoje nós temos um trabalho e se não fosse o apoio dessas pessoas, não estaríamos aqui para falar das leis que nós conseguimos aprovar. Lei do autismo; do projeto ‘praia para todos’, onde levamos as pessoas com deficiência na praia de Tibau. Na ocasião, desenvolvemos uma grande estrutura sem o apoio do poder público. Chamamos a universidade e a iniciativa privada para perto e foi um resultado incrível”. O homenageado contou ainda sobre a iniciativa da quadrilha Inclusão com Paixão que percorreu 15 cidades do Rio Grande do Norte.

Send this to a friend