Secretário de Tecnologia da Informação do TSE vem a Natal falar da segurança do processo eletrônico de votação

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RN), realiza amanhã,dia 15,o Workshop “A Segurança do Processo de Votação”. Na ocasião, haverá a palestra do Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino, que falará sobre o histórico e desenvolvimento dos sistemas de controle para segurança da informação nos processos eletrônicos de votação da Justiça Eleitoral.
A iniciativa será aberta a parceiros, instituições, universidades e cidadãos, além dos magistrados e servidores do TRE, a fim de garantir ao público interno e externo a transparência dos processos de votação através de argumentos técnicos. A ideia é proporcionar à sociedade civil a chance de debater a temática, podendo contribuir com o aperfeiçoamento da eficiência e da segurança dos serviços ofertados pelo órgão público. O evento ocorrerá a partir das 09h no Plenário do TRE, localizado na Av. Rui Barbosa, n° 215, bairro Tirol.

O Workshop será dividido em dois momentos. O primeiro acontecerá pela manhã e será voltado tanto para o público interno, quanto para o público externo, e contará com a palestra do representante do TSE. Após a explanação, será aberto espaço para as respostas da Consulta Pública lançada pela Justiça Eleitoral em seu site com o objetivo de reunir as dúvidas da população sobre os mecanismos de segurança.

O segundo momento será à tarde e exclusivo para magistrados e servidores do TRE-RN, com o objetivo de utilizar o momento como uma oportunidade de capacitação, com carga horária de 06 horas/aula, através do modelo expositivo de apresentações técnicas de palestrantes do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral do RN e do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.