Congresso de Cardiologia em Natal

Natal é a segunda capital do Nordeste com o maior número de obesos e a terceira de sobrepeso. A informação faz parte de uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde através da Vigitel- Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. O estudo, realizado em 2012, gera preocupação a comunidade médica. O XVII Congresso Norteriograndense de Cardiologia, marcado para acontecer, em Natal, no período de 11 a 13 de abril, no Praiamar Natal Hotel e Convention, em Ponta Negra tratará de fatores de risco, como a obesidade, e ações preventivas em cardiologia O tema do evento é “Fronteiras da Prevenção Cardiovascular”.

Além dos aspectos provocados pela obesidade também serão abordados no congresso outros assuntos como controle do paciente diabético para prevenção das doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, doença arterial coronária, arritmias e doenças cardiovasculares na gravidez, com foco nas ações preventivas, seguindo os preceitos das diretrizes da SBC. “Estamos trabalhando para que o congresso seja abrangente, atual e diversificado”, afirma o presidente Antonio Spinelli. Junto ao XVII Congresso Norteriograndense de Cardiologia acontecerão a IX Jornada de Enfermagem, VII Jornada de Nutrição e II Jornada de Educação Física.

Podem participar do evento, clínicos, geriatras, médicos da saúde da família, intensivistas, cirurgiões, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e estudantes dessas áreas. Entre os palestrantes confirmados estão os cardiologistas Marcos Vinicius Bolívar Malaquias, de Minas Gerais, Rui Manuel Póvoa, de Sao Paulo, e Sérgio Tavares Montenegro, de Pernambuco, além da nutricionista Maria de Lourdes Teixeira – são Paulo, e a Dra em enfermagem, Lucimar Nogueira Sampaio, Incor/ USP.

Send this to a friend