Explicações para as chuvas de novembro
De acordo com a Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e conforme a análise das condições do tempo, está atuando sobre a região Nordeste brasileira um Vórtice Ciclônico de Ar Superior. Segundo Gilmar Bristot, Gerente de Meteorologia, esse sistema induz a formação de instabilidades sobre a região desde que esteja numa posição favorável.
Devido à presença de uma frente fria sobre a região Sudeste, associado com a boa condição de umidade proveniente da região amazônica, o Vórtice Ciclônico de Ar Superior que se formou na última sexta-feira (01/11), tem favorecido a formação de boas chuvas no interior do Nordeste. As previsões é que esse sistema continue atuando até a próxima quarta-feira (6), causando ocorrência de chuvas, principalmente no interior do Estado.
A previsão é de chuva para as próximas 24 horas, com possibilidade de ter ocorrências tanto no interior como no litoral. A Gerência de Meteorologia alerta que, como esse sistema meteorológico produz nuvens do tipo Cumulus Nimbus, poderemos ter descargas elétricas e trovoadas em regiões de relevo acentuado (serras, vales e chapadas).
A Gerência de Meteorologia da EMPARN alerta que, como esse sistema meteorológico produz nuvens do tipo Cumulus Nimbus, poderemos ter descargas elétricas e trovoadas em regiões de relevo acentuado (serras, vales e chapadas).