Começa a disputa pelo segundo escalão do governo federal
Não será fácil.
Mas a disputa por cargos no segundo escalão do governo federal já começou e já está com a temperatura elevada.
Quem está com os “olhos bem abertos” é o presidente do Senado, renan Calheiros.
Depois de perder o Ministério do Turismo para o PMDB da Câmara, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vem atuando nos bastidores para manter sua influência sobre o segundo escalão da esfera pública federal.
Um dos principais embates entre o PT e o senador, considerado um desafeto do Planalto, está na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autarquia reguladora vinculada ao Ministério da Saúde.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, tenta emplacar na Anvisa Jarbas Barbosa, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério. Mas Renan quer indicar ao posto Fernando Mendes, atual diretor adjunto de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Apesar das movimentações do peemedebista, Barbosa é considerado o favorito para assumir o cargo – seu nome, contudo, precisa ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS).
Enquanto Renan tenta emplacar aliados em cargos estratégicos do governo, o vice-presidente Michel Temer iniciou nesta semana uma série de rodadas de negociação com partidos da base aliada para definir a composição do segundo escalão do governo.
Informações: Agência UOL