Prefeitura adere oficialmente à rede social cidadã
A Prefeitura do Natal aderiu oficialmente a Colab.re, uma rede social para a cidadania que faz a ponte entre o cidadão e o poder público. Nesta mais nova ferramenta disponibilizada as solicitações para a solução dos problemas nas ruas, bairros e comunidades de Natal, relacionadas à iluminação pública, saneamento básico, limpeza urbana, melhorias em calçadas e trânsito, entre outras áreas, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços da cidade estão ao alcance de um clique. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.
A utilização da plataforma é simples e fácil. O usuário baixa o aplicativo, cria a sua conta e já pode utilizar o sistema. No Colab.re o cidadão registra o problema da cidade com um foto, posta na rede social, a Prefeitura do Natal (através da Ouvidoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Comunicação) recebe essa demanda, se a solicitação for da alçada da gestão municipal repassa o problema para o órgão responsável e uma resposta é enviada para o usuário que fez a reclamação. Com a adesão oficial da Prefeitura ao aplicativo, um relatório mensal com todas as marcações envolvendo a administração municipal será repassado para que a gestão planeje suas ações e solucione de uma forma mais ágil os problemas nas mais diversas comunidades da capital potiguar.
O secretário municipal de Comunicação Social, Heverton de Freitas, destacou a importância da adesão da Prefeitura a Colab.re, lembrando que cada vez mais as pessoas estão conectadas e esse hábito tem feito com que os poderes públicos tenham um olhar cada vez maior para essas novas ferramentas, o que a atual administração municipal tem procurado fazer. Heverton comentou sobre a forte presença institucional da gestão nas principais redes sociais com perfis consolidados no Facebook, Twitter e Instagram. Além disso, a Prefeitura possui o perfil @156 no Twitter para informar sobre as condições do trânsito na cidade, o @ViverNatal que é um perfil mais voltado para ações de turismo e ainda atua no Google Maps com a integração de todas as rotas do sistema público de transporte disponíveis para os cidadãos.
O titular da Secom disse ainda que esse novo aplicativo chega para integrar ainda mais o natalense a administração municipal, reforçando o caráter democrático e transparente da gestão do prefeito Carlos Eduardo: “Esse é um passo importante para a Prefeitura. Aproxima mais o cidadão do governo e as respostas para os problemas registrados tendem a sair com mais agilidade”, comentou Heverton.