Secretaria de saúde alerta sobre os cuidados com o Zika Vírus

A Secretaria de Saúde de Natal solicita aos profissionais de saúde que independentemente da confirmação das amostras para ZIKAV, é importante  que se mantenham atentos frente aos casos suspeitos de dengue nas unidades de saúde, e adotem as recomendações para manejo clínico, conforme o preconizado no protocolo vigente, na medida em que esse agravo apresenta elevado potencial de complicações e demanda medidas clínicas específicas,  incluindo-se  a classificação de risco, hidratação e monitoramento.

Aline Bezerra,chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS Natal  informa que o “Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), está desenvolvendo a tecnologia necessária para que os testes laboratoriaispara diagnóstico de novos casos possam ser utilizados na rotina dos serviços de saúde pública”.

Em caso dúvidas, orientamos aos profissionais de saúde da rede de saúde municipal, incluindo hospitais e e unidades públicas e privadas que contactem os seguintes núcleos do Setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Natal:
Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) Natal, pelo telefone: 0800 285 9435 e o Núcleo de Agravos Notificáveis (NAN) no número: 3232 8532.

1. O que é a febre por Vírus Zika?

É uma doença viral autolimitada, via de regra, de evolução benigna, caracterizada pelo quadro clínico de febre, hiperemia conjuntival não pruriginosa e não purulenta, artralgia e exantema maculo-papular.

2. Como é transmitida?
A principal via de transmissão é vetorial, por meio da picada de mosquitos Aedes aegypti e após um período de incubação (período entre a picada do mosquito e o início de sintomas) de cerca de aproximadamente 4 dias, o paciente poderá iniciar os primeiros sinais e sintomas.
3. Quais são os principais sinais e sintomas?

A febre pelo vírus Zika é uma doença pouco conhecida e sua descrição está embasada em um número limitado de relatos de casos e investigações de surtos.

Send this to a friend