Os desafios do Ronda Cidadã

image

A reportagem publicada na edição do Novo Jornal, no último domingo, mostrou números da violência em Natal. Segundo dados  Secretaria de Segurança Pública do Estado até o dia 16 de julho foram  registrados 261 homicídios.
O número  corresponde a uma média de 1,32 crimes por dia. Mais de 40% desses casos se concentram na Zona Norte da capital, que abriga os bairros considerados mais violentos. No topo da lista dos locais em que mais se comete assassinatos está o bairro de Nossa Senhora da Apresentação, com 32 ocorrências.

Apesar desses números, o governo decidiu começar o programa Ronda Cidadã por três áreas da zona Leste de Natal. Uma delas, Areia Preta. Bairro onde moram a maioria dos políticos, inclusive o governador e o prefeito da cidade.

Mesmo com altos índices de assaltos a mão armada, o bairro não está entre os mais violentos.

O programa lançado hoje conta com 112 policiais militares para cobrir uma  área que tem pouco mais de 8,7 mil domicílios onde vivem aproximadamente 30 mil pessoas.

Na Zona Norte são quase 200 mil moradores. Para implantar o Ronda Cidadã naquela área será necessária uma quantidade maior de policiais espalhados pela região.

O desafio agora é reduzir número de  assaltos e estender o programa para outras regiões. E como o governo irá se preparar para isso?

Afinal, o Ronda Cidadã , apresentado aos potiguares no plano do governo , contemplava, inclusive, outros  municipios.

Depois dos três bairros da Zona Leste,  o sucesso e a ampliação  do Ronda Cidadã,  se tornam   os maiores desafios do governo estadual.

Send this to a friend