Ministro garantiu “empenho” para concluir Oiticica

image

Em época de crise os ministros não  asseguram nada. Foi o que fez o ministro  da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Ao receber uma comitiva do Rio Grande do Norte para tratar sobre as obras da Barragem de Oiticica, em andamento na região de Seridó, ele apenas garantiu que está empenhado em concluir as obras da barragem.
Participaram do encontro  parlamentares e do arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Para isso, afirmou que fará todo o esforço para manter os repasses de forma continuada e, a medida do possível, incrementá-los. A audiência foi solicitada pela senadora Fátima Bezerra.

“O Ministério da Integração Nacional tem direcionado os esforços para suprir as demandas de abastecimento de água no país, com uma atenção especial à revitalização do rio São Francisco, que deve atender 12 milhões de pessoas, em quatro estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Norte”, destacou o ministro.

Gilberto Occhi afirmou ainda, que apesar do contingenciamento orçamentário, reconhece a importância das obras estruturantes em cada estado brasileiro, como a Barragem de Oiticica, e está empenhado em garantir a segurança hídrica, sobretudo nas regiões afetadas pela seca. A senadora Fátima Bezerra fez um apelo para que os repasses com destino à Oiticica e às demais obras hídricas de caráter estruturantes no RN sejam mantidas sem que interrupção. “Vamos todo o esforço para manter o cronograma”, respondeu o ministro.

O secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Oswaldo Garcia, explicou também que as obras de infraestrutura hídrica são executadas juntamente com as obras sociais. “Garantir a revitalização do rio São Francisco e a conclusão das demais obras de acesso à água são prioridades, mas elas não caminham sozinhas. Os investimentos também estão sendo destinados ao atendimento social da população. Uma ação caminha paralelamente à outra. Esse é um compromisso do MI”, garantiu.

Send this to a friend