Domingo de festa em Parnamirim

No dia em que completou 59 anos de emancipação política, quatro inaugurações importantes foram realizadas pela administração: duas unidades básicas de saúde novas  – Vida Nova e Primavera; reforma e ampliação da UBS de Rosa dos Ventos e entrega da 3ª. Seção do Corpo de Bombeiros, no bairro da Cohabinal.

A terceira maior cidade do Rio Grande do Norte passou a contar uma unidade do Corpo de Bombeiros com 40 homens. “Com a sede da corporação instalada em nossa cidade, ganharemos mais segurança e atendimentos rápidos para Parnamirim e Região Metropolitana”, disse o gestor.

A nova sede conta com três viaturas – sendo um caminhão Auto Bomba, um de Busca e Salvamento e uma Ambulância – está preparada para realizar atividades de combate a incêndio, salvamentos e desempenhar ações de prevenção e de serviços de engenhar que libera o habite-se para o andamento de qualquer construção.

Logo em seguida, Rosano Taveira e secretários se dirigiram para a unidade de Rosa dos Ventos, totalmente reformada e ampliada. O reforço na rede básica é uma das estratégias da atual administração para descentralizar os serviços e oferecer um acompanhamento de qualidade ao paciente. “Tivemos um ano difícil, mas garantimos a reabertura da UPA que hoje tem um serviço de excelência e estamos entregando três unidades básicas localizadas em pontos estratégicos da cidade”, justificou.

Ainda na parte da manhã, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, (Setel) realizou o 4º Torneio da Emancipação Política. A competição de Futebol de Campo contou com seis times da categoria Sub-17 e aconteceu no Potiguar Esporte Clube.

Na parte da tarde, duas Unidades Básicas de Saúde foram inauguradas. A primeira, no conjunto Vida Nova e a segunda no Jardim Primavera. Ambas as unidades são do porte 1 e contam com uma equipe da Estratégia Saúde da Família, com capacidade de atender 5 mil pacientes por mês. O quadro é formado por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

A estrutura de ambas dispõem de três consultórios, salas de enfermagem, consultório odontológico, sala de vacina, farmácia, sala de curativo, esterilização, salas administrativas, auditório, copa, almoxarifado e banheiros adaptados.

A UBS de Vida Nova recebeu o nome de uma das moradoras mais antigas do conjunto, Maria das Neves Freire, natural de Macaíba e que muito fez pela comunidade. Rhalessa Freire, neta da homenageada, agradeceu a iniciativa da administração em escolher o nome dessa mulher guerreira. Já a UBS de Primavera recebeu o nome da bioquímica Maria Gorete de Souza Rebouças, falecida em 2016. Familiares da homenageada não conseguiram conter a emoção pela homenagem a essa profissional de excelência.

Maria Gomes de Araújo, 78, mora no Jardim Planalto e veio acompanhar a inauguração da UBS do Jardim Primavera. “Pela primeira vez, vi uma comemoração de aniversário de Parnamirim, onde o maior presenteado fomos nós, com inaugurações importantes como essas”, disse a dona de casa.

As comemorações do aniversário da cidade foram encerradas num palco na Avenida Castor Vieira Régis, na Cohabinal, onde foi montado um palco para realizar o ato litúrgico e logo em seguida receber Giannini Alencar e Farra de Rico e banda.

Send this to a friend