Homenagem: Paulo Freire é o patrono da educação em Pernambuco

O pedagogo e filósofo Paulo Freire se tornou, nesta segunda-feira (16), o patrono da educação de Pernambuco. A lei foi assinada pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, sede da administração estadual.

A proposta partiu do deputado Paulo Dutra do PSB

Autor de um método educacional desenvolvido no início dos anos 1960, Freire nasceu no Recife, em 1921, e morreu em 1997. Com sua metodologia, deu oportunidade alfabetização à população mais pobre, sobretudo, na área rural, usando palavras e expressões do cotidiano.

O projeto que tornou Paulo Freire o patrono da Educação em Pernambuco foi aprovado no dia 3 de março deste ano pela Assembleia Legislativa (Alepe). A proposta partiu do deputado Professor Paulo Dutra (PSB).

Na justificativa, o parlamentar lembrou que Freire foi homenageado com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da América e da Europa e também cita a lei nº 12.612/2012, que declara o educador como patrono da educação brasileira.

Por meio de nota, o governador justificou a homenagem. Segundo Paulo Câmara, Paulo Freire foi “um dos maiores educadores do país, e além de muitas obras importantes, deixou como legado um eficaz método de alfabetização, adotado no Brasil e no exterior”. Para chefe do Executivo estadual, Pernambuco “lhe devia esta homenagem”.

Send this to a friend