Comerciantes do RN pedem “juros zero”

Em meio a crise econômica provocada pela pandemia do coronavirus, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL RN) lança hoje a campanha Juros Zero. O objetivo é sensibilizar os bancos públicos e privados a promoverem linhas de crédito sem juros para socorrer o setor produtivo. O Presidente da FCDL RN, Afrânio Miranda explica que a campanha é “hora de juro zero para o comércio não quebrar, o emprego não acabar e a vida continuar” tem por finalidade chamar as instituições financeiras brasileiras para de fato contribuírem com as empresas e darem condições reais para que elas possam enfrentar esse momento de crise.

Desde o início da pandemia e das medidas de segurança adotadas pela Organização Mundial de Saúde e o Governo do Estado, a FCDL RN tem se reunido com os representantes de instituições financeiras em busca de crédito para as empresas. “Estamos buscando de todas as formas dar condições para que os empresários se mantenham vivos neste momento, e garanta não só a sobrevivência das empresas, mas também a manutenção dos empregos dos colaboradores. As dificuldades são enormes, todos os dias ouço relatos de demissões e de empresas com dificuldades, precisamos fazer alguma coisa e contamos com as instituições financeiras para isso”, enfatizou Miranda.

Ele acrescentou ainda que há bilhões nos bancos para serem utilizados, mas, com a burocracia no meio do caminho e com a equipe reduzida de trabalho, este dinheiro não vai chegar em quem realmente precisa. “Apesar dos bancos ter os recursos disponíveis, nossos associados informam que ainda não conseguiram ter acesso. Que as informações são desencontradas, principalmente no tocante as linhas de crédito que foram anunciadas pelos governos estadual e federal”.

Com a campanha Juros Zeros a FCDL RN quer sensibilizar outras entidades representativas do setor produtivo para levantarem essa bandeira. “O Juros Zero não é interesse apenas do setor de comércio e serviços. É interesse de todo mundo que trabalha e produz neste país. Precisamos nos unir e engrossar o coro de ajuda. A economia não pode parar, ou então teremos ao fim dessa pandemia uma nação de endividados e desempregados”, alertou Afrânio Miranda.

Outra reivindicação da FCDL RN é de que o BNDES discipline o comportamento dos bancos na liberação dos recursos para o pagamento da folha dos funcionários, referindo-se à linha de crédito de 40 bilhões anunciada pelo Governo Federal na semana passada. “Alguns bancos, para oferecer o crédito, estão obrigando as empresas a migrarem suas contas. O empresário não pode ser obrigado a isso. Isso é inconstitucional, é venda casada”, afirmou Miranda.

A campanha Juros Zero inclui também os cartões de crédito, a ideia segundo o presidente da FCDL RN é contemplar não só empresas, mas também a população em geral que também enfrenta dificuldades para horar seus pagamentos. “Essa crise que estamos enfrentando afeta todo mundo. Muitos profissionais autônomos por exemplo estão sem trabalhar, por tanto sem recursos para pagar uma fatura de cartão de crédito, então a ideia é cortar os juros de quem pagar o mínimo, como uma forma de não aumentar a dívida dessa pessoa, explicou ele.

Send this to a friend