Corpo de dom Aldo foi sepultado em Fortaleza

O corpo de dom Aldo di Cillo Pagotto, 70, ex-bispo da diocese de Sobral e arcebispo emérito da Arquidiocese da Paraíba, foi sepultado no final da tarde desta quarta-feira, 15, na cripta da igreja de São Benedito, no Centro de Fortaleza. A cerimônia fúnebre, realizada às 17 horas, não foi aberta aos fiéis por causa do risco de contaminação da Covid-19.

De acordo com uma nota divulgada pela Congregação do Santíssimo Sacramento, a ordem católica seguiu “as devidas precauções e recomendações providas das autoridades sanitárias e governamentais, para salvaguardar a vida das pessoas e evitar o contágio do novo coronavírus”, escreveu o padre Marcelo Carlos da Silva, autoridade provincial da Congregação.

A princípio, a celebração das exéquias – cortejo do corpo de dom Aldo Pagotto até o túmulo, seria restrita à presença de padres que moram no Santuário de São Benedito. Mesmo assim, com caixão lacrado e outras exigências impostas por causa da pandemia que já matou 116 pessoas no Ceará e contaminou pelo menos 2.157 até está quarta-feira de abril.

No entanto, a página oficial da Congregação do Santíssimo Sacramento informou que até a missa de corpo presente, com a presença apenas dos religiosos, foi cancelada por causa do risco de contaminação. “Acabamos de receber orientação dos médicos que não poderá haver celebração. Pedimos desculpas, mas precisamos cumprir as orientações (dos médicos)”.

Nota de sepultamento

O padre Marcelo Carlos Silva pediu aos amigos e pessoas ligadas ao bispo paulista, que voltou a morar em Fortaleza em 2016 quando renunciou à Arquidiocese da Paraíba, “orações em sufrágio” de dom Aldo.

Na última segunda-feira, 13, o bispo havia sido internado no Hospital Da Unimed. A princípio, não teria relação com a pandemia. Dom Aldo, que lutava contra um câncer há mais de três anos, havia sido surpreendido com a volta agressiva da doença no fígado e no pulmão.

Por conta da suspeita de contaminação do coronavírus, o corpo de dom Aldo ficou “na câmara fria (do Hospital da Unimed)” aguardando o exame final para confirmar ou não sobre a suspeita de Covid-19. Informação divulgada, em uma nota, pela Secretaria Paroquial do Santuário de São Benedito.

De acordo com o padre Marcelo Silva a situação de saúde de dom Aldo Pagotto não era animadora. Ele revelou que nos últimos exames havia sido “constatado que o linfoma retornou com nódulos no fígado e no pulmão. Já foram realizadas duas sessões de quimioterapia. Foram realizados também os procedimentos indicados no caso e administração de plaquetas”.

Antes de dom Aldo falecer, o padre Anízio Ferreira, superior local dos Sacramentinos, tinha informado ao O POVO que o bispo havia tido um “derrame pulmonar”. Como a situação se agravou, os médicos resolveram entubá-lo. Na segunda-feira, 13, ele “apresentou dificuldade respiratória e por este motivo foi entubado e transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI). No momento, com forte suspeita de Covid-19”, avisava a nota assinada pelos padres Anízio e Marcelo.

Em meio à pandemia, dom Aldo fazia parte de grupos de pessoas vulneráveis ao coronavírus. Além de ser septuagenário, havia tido câncer na próstata. Em seguida no intestino grosso e, por último, no fígado e pulmão. Ano passado, ele havia feito um transplante de medula óssea. “Ele é um grande guerreiro, um grande missionário”, opinava o padre Anízio minutos antes do padecimento do bispo. 

Send this to a friend