Crea-RN apoia campanha Abril Verde que aborda coronavírus
Diferente dos anos anteriores, o movimento Abril Verde – edição 2020 – terá como tema a prevenção ao novo coronavírus para os trabalhadores dos serviços essenciais.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN ilumina nesta terça-feira (1º) a fachada de sua sede, em Natal, em alusão ao Abril Verde que surgiu com o objetivo de prevenir os acidentes de trabalho e reduzir os agravos à saúde do trabalhador.
Devido ao poder de transmissão, o novo coronavírus é uma preocupação mundial que obrigou centenas de governantes ao redor do mundo decretarem o distanciamento social entre milhares de habitantes. Contudo, há trabalhadores que, em razão das atividades que exercem, não podem parar. É o caso dos profissionais de saúde, policiais e bombeiros.
Para o conselheiro do Crea-RN, Gionanni Marques, a grande diferença da campanha Abril Verde de 2020 para as já realizadas em anos anteriores é que não são apenas os profissionais de segurança do trabalho que estão preocupados com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Este ano será um aprendizado para todos quanto ao uso correto de EPIs, pois hoje o trabalhador vê a necessidade do uso muito mais do que antigamente quando precisávamos mostrar essa importância”, ressaltou o engenheiro.
O juiz do trabalho Alexandre Érico Alves, um dos coordenadores do Trabalho Seguro no RN, explicou que o Tribunal Regional do Trabalho resolveu adotar a pandemia do coronavírus como tema da campanha do Abril Verde para enfatizar a necessidade de manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. “Além da proteção dos trabalhadores como os médicos e enfermeiros, profissionais do comércio de alimentos, da segurança pública e privada, dentre outros”, explicou o juiz do trabalho Alexandre Érico Alves, um dos coordenadores do Trabalho Seguro no RN.
O Crea-RN é um dos órgãos que apoiam o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) no movimento Abril Verde. A parceria ainda conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do sistema Fecomércio-RN, do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do RN (Aest-RN).