Abrigo de Mãe Luíza é beneficiado com cestas básicas

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceria com o Busão Solidário, projeto do Seturn, entregou 260 quilos de alimentos e materiais de higiene ao Abrigo Espaço Solidário. A instituição de longa permanência de idosos funciona em Mãe Luíza, abriga 24 moradores, acolhe 20 idosos no Centro Dia e dá suporte a mais 20 no Centro de Convivência.

O Espaço Solidário faz parte do Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição e atende idosos em situação de risco social, sem alternativa de proteção. A Semtas possui um termo de fomento com a instituição, garantindo manutenção de 19 idosos. Essa parceria tem por finalidade ampliar a capacidade de resposta na proteção social dos acolhidos na Espaço, bem como neste momento, potencializar o atendimento à prevenção da disseminação da covid-19.

Abrigo de Mãe Luíza foi beneficiado

As Instituições de Longa Permanência para Idosos hospedam pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer aos cuidados das famílias.

Dentre os alimentos e insumos entregues hoje, o abrigo recebeu 25kg de açúcar, 25 caixas de aveia, 30 kg de leite em pó, 70 kg de sabão em pó, 60 litros de água sanitária, 10 litros de sabonete, além de desinfetantes e pacotes de fraldas geriátricas.

A secretária Andréa Dias enfatizou a importância dessa assistência diante do impacto da pandemia nas instituições de longa permanência para idosos. “Pessoas acima dos 60 anos estão dentro do maior grupo de risco do novo coronavírus, e os desafios do sistema público de assistência social para atender essa faixa etária são enormes. O nosso compromisso é cuidar para que tenham um envelhecimento ativo, preservando sua capacidade funcional, principalmente para as atividades de vida diária”, garantiu.

“Agradecemos esta parceria com a Prefeitura do Natal, através da Semtas. Ela é imprescindível para nos ajudar a passar pelas dificuldades financeiras e para atender às demandas dos nossos idosos neste período de pandemia, afirma Robério Camilo, representante do abrigo.

A população de idosos vem aumentando no mundo inteiro. As pessoas idosas já representam 12,4% da população do Rio Grande do Norte, segundo dados de estimativa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018. Essa taxa representa 430 mil pessoas acima de 60 anos. De acordo com o censo populacional de 2010, em Natal tem 83.939, sendo o município com maior número de idosos.

Send this to a friend