Prefeitura e Arquidiocese lançam roteiro do Turismo ReligiosoTurismo, religião e história.

A Prefeitura de Natal e Arquidiocese lançam roteiro do Turismo Religioso
Turismo, religião e história.

Lançamento foi nesta quarta-feira

Uma combinação que promete trazer bons frutos para Natal. É o que aposta a Prefeitura de Natal com o Roteiro Turístico Sagrado e Histórico que contempla dez Igrejas da capital potiguar.

A iniciativa foi apresentada pela secretaria de Turismo para representantes das agências de receptivo, jornalistas e outros representantes do setor no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, uma das igrejas que faz parte do roteiro.

O evento contou com as presenças da primeira dama de Natal, Amanda Dias, representando o prefeito Álvaro Dias, do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, titular da Setur, Joham Xavier, além de outros secretários e representantes da Emprotur.


De acordo com o projeto, as empresas de receptivo poderão oferecer aos seus clientes diferentes tipos de roteiro, contemplando a Igreja do Galo (Cidade Alta); Bom Jesus das Dores (Ribeira); Nossa Senhora de Lourdes (Petrópolis); Igreja São Pedro (Alecrim); Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Cidade Alta); Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Cidade Alta); Catedral Metropolitana (Cidade Alta); Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (Bairro Nazaré); Santuário de Santos Reis (Santos Reis) e Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Parque das Dunas).


“O turismo religioso é um segmento que vem crescendo ano após ano e Natal tem um potencial enorme para ser trabalhado. Além do aspecto religioso nato dos locais, os roteiros trazem uma bagagem histórica robusta o que agrada muito ao público consumidor desse tipo de turismo. Os visitantes poderão conhecer a Igreja Nossa Senhora de Lourdes onde estão os restos mortais de Padre João Maria (potiguar postulante a santo); também terão acesso a Igreja onde o folclorista mais famoso do Brasil, Câmara Cascudo, foi batizado (Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação). Sem contar com o Santuário dos Protomártires do Brasil e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, com a réplica da capela das aparições que está em construção. Enfim, estamos diversificando os produtos do turismo na cidade, procurando fugir um pouco daquela tradição do turismo de sol e mar e temos a convicção que todo o setor vai ganhar muito”, apontou o secretário de Turismo Joham Xavier.
Para Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal, a união do turismo e religião é um caminho sem volta e insere a cidade de Natal como um dos principais polos do segmento no Brasil: “Temos uma história muito rica e viva. Natal é uma das primeiras capitais do país, conta com igrejas antigas, com projetos arquitetônicos muito bonitos que carregam um valor inestimável. Como bispo dessa Arquidiocese, louvo e agradeço a Deus, pois o nosso patrimônio está contribuindo para o desenvolvimento da cidade, na geração de emprego e renda, bem como na evangelização do povo. Isso é muito gratificante”.
A secretaria de Turismo está trabalhando agora na sinalização de todo o Centro Histórico de Natal e o projeto contemplar instalar na entrada das igrejas que fazem parte do roteiro uma placa com o histórico daquele templo e uma código QR Code, através do qual o visitante poderá ter acesso a outras informações sobre a história e fatos relevantes do local.
O lançamento dos roteiros só foi possível graças à união dos órgãos da gestão municipal que, atendendo à determinação do prefeito Álvaro Dias, trabalharam juntos na viabilização da iniciativa. A Setur conta com a parceria das secretarias de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Urbanismo, Cultura, Segurança e Defesa Social, Serviços Urbanos, Urbana, Saúde, Políticas para as Mulheres e Comunicação Social.

Send this to a friend