Estudante potiguar será palestrante do TEDxSãoPaulo

Tem nome potiguar na 9ª edição do TEDxSãoPaulo que acontece amanhã (12), a partir das 15h. A estudante de Relações Internacionais, Ellen Monielle, dona da conta de Instagram Eco Fada, será uma das mulheres que contará sua história no evento on-line que traz o tema #coragem.

Abordando em seu perfil de redes sociais o tema do veganismo antirracista, Ellen passou a compartilhar sua rotina alimentar baseada em produtos do dia a dia para desmistificar as crenças sobre vegetarianismo e veganismo. Ela acredita que você pode ser pobre, periférico, preto e ser vegano.

Entender o mundo
Com apenas 21 anos, Ellen é natalense e está concluindo a Graduação em Relações Internacionais na UnP, integrante da rede Laureate. Ela conta que, inicialmente, fazia o curso técnico de Enfermagem, mas sentia que algo estava faltando. “Eu queria entender mais o mundo ao meu redor, me posicionar politicamente e porque certas coisas aconteciam da forma que aconteciam”.

Sobre o veganismo, ela conta que se tornou vegana em 2017, um pouco antes de entrar na Universidade. Na época, ela não tinha noção como esse tema também se relacionava ao racismo. “Comecei a refletir sobre quantos negros veganos eu conhecia. Foi aí que percebi que estava em uma bolha muito grande e precisava procurar inspirações”. Dentro dessa perspectiva, Ellen deseja fazer Mestrado e atuar nas áreas ambiental e alimentar.

Mulheres
Durante o evento, Ellen estará junto a outras grandes convidadas, como a jornalista Malu Gaspar, a médica cardiologista Luciana Fornari, a advogada Ana Bavon, a educadora Carima Orra, a empreendedora Verónica Oliveira e a médica anestesiologista e ganhadora do BBB20 Thelma Assis.

Ellen comenta que será uma grande honra estar presente com mulheres que a inspiram. “É gratificante ser tão jovem, falar de temas tão importantes e saber que já estou sendo ouvida, como nordestina, mulher e negra em espaços que são predominantemente ocupados por pessoas brancas. Quando pessoas como eu temos essa oportunidade, não estamos sozinhas: somos voz para muitas outras mulheres como nós se sintam representadas”.

O TEDxSãoPaulo usa o slogan “Ideias que merecem ser espalhadas” e tem licença de TED, uma organização sem fins lucrativos, que tem a missão de promover ideias. Hoje, as palestras TED, ou TEDTalks, são referência mundial e vistas por milhões de pessoas no mundo todo.

Send this to a friend