Incorporadora potiguar entra no mercado de capitais

A incorporadora potiguar Kactus Hub, que atua há mais de 12 anos no Rio Grande do Norte, agora faz parte do mercado de capitais que está em crescimento e pode ajudar na recuperação da economia, com geração de emprego e renda.

Nessa modalidade, grupos de investidores aplicam recursos em diversos tipos de investimentos imobiliários, no desenvolvimento de empreendimentos ou imóveis já prontos, como também em edifícios comerciais, shoppings e hospitais. O retorno financeiro vem da exploração pela locação, arrendamento, venda e outras atividades do setor. No caso dos fundos imobiliários, o investimento pode começar com apenas R$ 100.

A Kactus Hub aderiu ao FII ao buscar financiamento para a construção de 106 casas duplex no Condomínio Residencial Jardine, em Parnamirim. Para isso, a empresa precisou estabelecer governança financeira e de engenharia. “A gente vem percebendo uma queda nos recursos do FGTS para financiamento de imóveis, enquanto os FIIs e CRI’s estão em plena ascensão. Então, enxergamos uma oportunidade de ter acesso a esse mercado, que tem como vantagens o acesso a recursos de maneira rápida, prática e eficiente”, resumiu o co-fundador da Kactus Hub, Rafael Matheus.

O mercado de Fundo de Investimentos Imobiliários vem crescendo nos últimos anos. Em 2020, o volume de movimentações ultrapassou os R$ 250 bilhões de reais. Entre os motivos, estão a aprovação da Lei da Liberdade Econômica, que reduziu a burocracia nas atividades e deu mais segurança jurídica aos negócios no país, e a regulação pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), que monitora as melhores práticas para administração de recursos de terceiros, trazendo maior segurança para o investidor. “O crescimento é um reflexo da desbancarização, do investimento em tecnologia e inovação”, completou Rafael Matheus.

Vantagens para Investidores

O Fundos Imobiliários são vantajosos, principalmente, para o pequeno investidor Pessoa Física, que pode ter rendimentos mensais, uma importante fonte de renda extra ou de complemento de aposentadoria.

“O principal atrativo, na minha opinião, é o investidor ter o seu retorno sem assumir o risco do incorporador/construtor. Afinal, o que ele compra é apenas o papel. Isso significa desburocratizar, diversificar e fortalecer os investimentos em todo mercado imobiliário”, explicou.

O co-fundador da incorporadora também vê impactos positivos para a economia como um todo. “O mercado dos FIIs contribui para fomentação de renda por meio da geração de empregos diretos e indiretos. Mais de 100 vagas de trabalho serão criadas apenas no Condomínio Jardine. Além de impulsar a vendas, fortalecendo a economia da região”.

Condomínio Jardine

O residencial é formado por casas duplex de 65m² de área construída e 75m² de área total. O térreo tem varanda, sala de estar e jantar, banheiro social, cozinha, área de serviço e vaga de garagem. No primeiro andar, são dois quartos, sendo 1 suíte, e hall. Possui trilha ecológica privativa e mais de 21 mil m² de reserva natural preservada.

O condomínio fica a apenas 5 min do centro de Parnamirim e a 10min da Av. Maria Lacerda e tem diversas opções de lazer e segurança, incluindo acesso por biometria. O Jardine possui guarita ativa 24h; monitoramento de segurança com ronda noturna; estacionamento para visitantes; piso intertravado em todas as vias; salão de jogos; salão de festas; brinquedoteca; praça; mini-campo gramado; playground; academia ao ar livre; churrasqueiras; redário; piscina adulta e infantil.

Send this to a friend