Depois de recorrer à justiça para retirar publicação, cirurgião plástico Paulo Duarte diz que não quis “cercear jornalista”

Passados dois meses da morte de Natália Araújo, provocada por intercorrências durante procedimento cirúrgico, o cirurgião plástico, Paulo Duarte, emitiu uma nota sobre o caso pela primeira vez, após repercussão negativa de uma ação, impetrada por ele na justiça, para retirada de matéria jornalística publicada e a assinada pela jornalista Juliana Celli.
A atitude do médico provocou reações do Sindicato dos Jornalistas do RN é uma repercussão negativa entre os profissionais.

Na nota, o médico diz que tem admiração pelos jornalistas e falou pela primeira vez que “não está sendo fácil para ele, “enfrentar em 15 anos de carreira a primeira perda”. disse.

Nota:

Diante das publicações sobre a irreparável perda de uma paciente e sobre a qual mantive reserva, inclusive em respeito à família biológica e enlutada, venho esclarecer que:

– Pontuo toda a minha admiração e respeito para com os jornalistas, especialmente por entender a importância dos profissionais para informar e levar ao público os fatos e as versões dos envolvidos;

-desde o ocorrido, o foco de toda nossa equipe tem sido dar suporte aos familiares;

-não há verdade em falar que estou sendo apontado pelo MP, CRM ou qualquer outro órgão como culpado. As verificações de praxe, inclusive a meu próprio pedido, são salutares para esclarecer e reafirmar minha posição responsável de manejar a medicina;

-não houve, em tempo algum, intenção de cerceamento do direito de expressão mas da correção do trecho da matéria acerca do MP/ RN;

-tal solicitação ocorreu primeiro entre advogados que, ao nosso sentir, representaria as partes;

-os laudos me isentaram de responsabilidade ao apontar a causa morte da paciente, onde os protocolos de segurança foram integralmente cumpridos e atestados;

Por fim, alinhado ao meu propósito, ao da minha família e da minha equipe e, em respeito a você, reforço que transparência e ética são valores inegociáveis no meu dia a dia. 

Não foi e não está sendo fácil para mim, em mais de 15 anos de carreira, enfrentar minha  única perda.  Nada, no entanto, se compara à dor da família, minha maior preocupação.

Dr. Paulo Duarte – Cirurgião Plástico 
CRM:5626/RN; 236158/SP
RQE: 1586

Send this to a friend