IPER oferece vagas gratuitas para cursos profissionalizantes semipresenciais


O Instituto pela Educação de Resultados (IPER), associação privada sem fins lucrativos, localizado no município de Parnamirim/RN, anuncia a oferta de mais de 300 vagas gratuitas para cursos presencias, profissionalizantes e EJA (Educação de Jovens e Adultos) que serão iniciados no próximo mês de junho. Esses cursos fazem parte da terceira fase do Projeto Emprega RN, lançado no mês de dezembro de 2022 no Teatro Riachuelo.

Do total, 80 vagas são para EJA – pessoas interessadas em concluir os seus estudos. Os cursos profissionalizantes, por sua vez, são direcionados a estudantes do Ensino Médio. São eles: Informática Empresarial; Auxiliar Administrativo; RH e Departamento Pessoal; Operador de Caixa; Vendas; Atendente de Farmácia e Empreendedorismo. Essas vagas são destinadas para pessoas que buscam se qualificar para tentar o primeiro emprego. São cursos com até 40 horas de duração, com aulas duas vezes na semana e/ou final de semana, nos turnos matutino e vespertino.

O IPER tem como objetivo promover ações de cidadania em todo o território nacional, através da educação inclusiva em todos os níveis e modalidade, gerando oportunidades de emprego e renda, e aproveita também para reforçar a disponibilidade de mais de 3 mil vagas para os cursos online também gratuitos, sendo 500 para a população de Parnamirim (remanescentes do projeto lançado no 2º semestre de 2022 com mais de 200 cursos com certificados, em que cadastrados podem se inscrever em quantos cursos quiserem).

“Abordamos o cotidiano de uma empresa, inclusive recursos humanos, redação técnica. Os cursos semipresenciais terão como matérias principais: informática empresarial (word, excel, internet, redes sociais e aplicativos), rotinas administrativas, trabalho em equipe, vendas, qualidade no atendimento, ética profissional, assistente de recursos humanos e departamento pessoal, desenvolvendo habilidades e competências, fazendo se sentirem mais seguros e preparados para o mercado de trabalho”, explica o consultor educacional e idealizador do IPER RN, João Faria.

Além disso, o empresário reforça que estão abertos a empresas parceiras interessadas em colaborar, que podem participar no desenvolvimento de cursos específicos, o que colaborará junto aos jovens no acesso às suas próprias empresas. Segundo João, desde o segundo semestre de 2022, quando iniciaram a divulgação dos cursos online, quase 2 mil norte-rio-grandenses se inscreveram e tiveram acesso às capacitações gratuitas. Isso tudo sem contar os cerca de 1.500 jovens que participaram do Emprega RN no dia 20 de dezembro, no Teatro Riachuelo, com sucesso de crítica.

No evento, potiguares com idades entre 15 e 24 anos foram conscientizados sobre sua importância para as empresas e o que precisavam fazer para ingressar e permanecer no mercado de trabalho. O evento teve palestras e contou com debate e discussões com a participação dos empresários de sucesso do Rio Grande do Norte, quando foram abordados diversos temas sobre empreendedorismo, mercado de trabalho, ética profissional, marketing pessoal e comportamento profissional.

“Os jovens, em maior parte, não possuem qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho e precisam de caminhos alternativos para adquirir habilidades básicas para o emprego. A atuação do IPER é direcionada principalmente aos jovens de baixa renda, estudantes da rede pública de ensino e seus egressos, com a missão de proporcionar o desenvolvimento de jovens, preocupando-se com a qualidade educacional e buscando acompanhar as transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas, atendendo às demandas crescentes da economia do Rio Grande do Norte”, complementa João Faria.

INSCRIÇÕES
As inscrições para os cursos presenciais e EJA começam entre os dias 15 e 19 de maio e devem ser realizadas na sede do IPER, que fica localizada na Rua Edgar Dantas, nº 25 Centro – Parnamirim/RN. As matrículas estão disponíveis até as vagas se esgotarem, seguindo a ordem de inscrição. Já as dos cursos online podem ser realizadas através do site www.institutoiper.org.br. Qualquer dúvida e mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo número (84) 99453 9742

Send this to a friend