Audiência pública discute justiça social aos povos das águas no RN
Como garantir direitos e dignidade às comunidades que dependem do mar para viver? Esse é o tema da audiência pública “Mar e Luta, justiça social aos povos das águas”, que acontece amanhã, às 14h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
A iniciativa é da deputada Divaneide Basílio (PT-RN), que pretende abrir um canal de escuta e debate sobre as demandas e propostas dos pescadores, marisqueiras, maricultoras e outros trabalhadores do litoral potiguar.
“Essas comunidades que vivem do mar são fundamentais para a economia, a cultura e a preservação ambiental do nosso estado. Eles precisam ser ouvidos e ter seus direitos garantidos. Queremos construir coletivamente propostas de ações de valorização para elas”, afirma Divaneide.
A atividade será realizada em parceria com o movimento Nacional Mar e Luta, que reúne diversas organizações e entidades que defendem os direitos dos povos das águas e vai discutir os principais desafios e demandas dessas populações, que sofrem com a falta de reconhecimento, infraestrutura, assistência técnica, crédito e acesso às políticas públicas.