Crea-RN quer explicações do Dnit sobre recuperação da ponte de Igapó

O silêncio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre as obras na ponte de Igapó está incomodando, também, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN). Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM), o presidente do órgão, Jorian Morais, disse que solicitou uma reunião com o Dnit para que ocorra o detalhamento sobre as obras e o cronograma de atividades.

O Crea já havia se posicionado sobre a situação da ponte de Igapó após uma explosão criminosa que ocorreu em março deste ano. De acordo com o presidente do órgão, o conselheiro e professor na área de estruturas Fábio Pereira fez uma análise após a explosão e identificou que o artefato provocou rupturas onde a ferragem que estava exposta estava visivelmente sem traço de oxidação. “Colocamos para o Dnit que precisava fazer um laudo para apontar quais eram os danos daquela explosão e, através desse laudo, visse o que era necessário fazer para poder repor”

, explicou o presidente.

De acordo com o presidente do Crea, em junho, o laudo foi apresentado ao Dnit e o órgão federal disse que não tinha nenhum comprometimento da estrutura. Então, a STTU liberou o tráfego normal de veículos. Porém, posteriormente, o Dnit elaborou um laudo e demonstrou que seria necessário fazer a manutenção. “A decisão de recuperar não surpreendeu porque vimos a gravidade, mas respaldou o que o conselho observou. Cabe a cada órgão fazer um plano de manutenção”, explicou o presidente do Crea.

A manutenção da ponte de Igapó, inclusive, já é alvo de questionamentos e cobranças por parte do Crea. Segundo Jorian Morais, em maio do ano passado o órgão já havia solicitado o plano, que não foi repassado. “Faltou a manutenção e essa tem que ser preventiva. É mais barato ser proativo do que reativo”, analisou.

Fonte: Tribuna do Norte

Send this to a friend