Zona eleitoral do RN faz acordo e eleições não terão uso de fogos de artifícios
Um acordo feito a 8ª Zona Eleitoral do RN vai possibilitar que as eleições deste ano aconteçam sem o uso de fogos de artifício.
Os candidatos a prefeito e a vereador de São Paulo do Potengi, Riachuelo, Santa Maria e São Pedro, concordaram que propaganda eleitoral vai respeitar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), animais, pessoas idosas e outros cidadãos que podem ser afetados negativamente com o barulho.
O barulho provocado pelos fogos de artifício além de prejudicar a saúde auditiva, afeta também a saúde emocional de crianças, pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, idosos, pessoas acamadas e animais.
Em alguns Estados brasileiros já existem leis que proíbem a soltura dos fogos de artifício, o que é considerado um avanço para as políticas de inclusão e cidadania.
No debate, mães de pessoas com TEA foram ouvidas e falaram sobre os efeitos dos fogos nas crianças, fato que sensibilizou a todos os presentes e teve como efeito o ajustamento de conduta no sentido de que não seriam mais utilizados fogos de artifício em toda a campanha eleitoral dos quatro municípios da 8ª Zona Eleitoral.