Mesmo na oposição, Carla Dickson destrava recurso com ajuda do governo do PT

Apesar de integrar a bancada de oposição ao governo do PT no Rio Grande do Norte, a deputada federal Carla Dickson (União Brasil) conseguiu destravar, em Brasília, um recurso de R$ 1,4 milhão que havia sido perdido por atraso do governo Fátima Bezerra. A verba, destinada à construção de um Centro de Referência no Atendimento ao Autismo em Natal, foi recuperada após articulação direta da parlamentar junto ao Ministério da Saúde.
A parlamentar denunciou que o recurso havia sido perdido, devido um atraso de uma assinatura por parte do governo estadual.
A construção é de responsabilidade da Prefeitura de Natal que abriu os trâmites da obra em 2022. Mas, segundo Carla Dickson, em maio de 2023 foi aberto o processo para cessão do terreno que pertencia ao Governo do Estado, o que se arrastou por 1 ano e 5 meses. Apenas em outubro de 2024 as assinaturas começaram, mas ficou faltando a da governadora, que só assinou em 4 de fevereiro deste ano, 4 dias após a obra ser desabilitada pelo Ministério da Saúde por demora na execução.
“Não é fácil conseguir recursos aqui em Brasília. A gente se empenha, cumpre nosso papel, consegue o dinheiro e envia para o Estado para beneficiar nossa população. Essa demanda do autismo é urgente no Rio Grande do Norte e eu não conformei quando soube que iríamos perder um equipamento tão importante por desleixo. Eu não podia admitir esse absurdo e tive que agir. Graças a Deus deu tudo certo e agora o centro vai sair”, comemorou Carla Dickson
Após a notícia da desabilitação, a deputada contou que iniciou uma luta para reverter a perda. Dia 19 de fevereiro teve a primeira reunião no Ministério da Saúde, quando foi recebida pelo assessor parlamentar Leonardo Soares e iniciou as conversas para revalidação. Em março, em nova reunião com técnicos do Ministério, a deputada reforçou o pedido e recebeu a confirmação que o trâmite para reabilitação estava aberto. Por fim, dia 22 de abril ela foi recebida pelo próprio ministro, Alexandre Padilha e aí veio a cartada final para o desfecho positivo.
A confirmação da revalidação dos recursos já foi informada pelo Ministério da Saúde à Prefeitura de Natal, que confirmou a retomada das obras de construção do centro ainda para esta semana.
