Padre Francisco deixa Bom Jesus das Dores; Arquidiocese anuncia mudanças para 35 padres e diáconos

A saída do Padre Francisco da Paróquia do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, após 9 anos, é uma das mudanças no conjunto de transferências e nomeações anunciado nesta terça-feira, 16 de dezembro, pela Arquidiocese de Natal. Ele irá assumir a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, a antiga Catedral.
O decreto, assinado pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso no final do ano de 2025, oficializa as novas funções para 35 padres e diáconos.
Pelo decreto, as posses dos novos párocos e administradores paroquiais ocorrerão a partir de 9 de fevereiro de 2026, estendendo-se por fevereiro e março, com calendário a ser divulgado. O texto ressalta que a transição deve ser preparada “com a devida calma, diligência e responsabilidade”. Acompanhe:
Bom Jesus: novo pároco na Ribeira
Na Ribeira, a Paróquia do Bom Jesus das Dores passa a ser conduzida por Pe. Inácio Henrique de Araújo Teixeira, nomeado pároco. A mudança chama atenção por envolver uma das igrejas mais tradicionais do Centro Histórico de Natal e por marcar a saída do Padre Francisco após 9 anos na paróquia.
Cidade Alta e Parque das Dunas também mudam
Outra alteração ocorre na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta. Pe. Francisco foi nomeado pároco, e Pe. Hugo Marcel Marcelino Galvão passa a atuar como vigário paroquial, compondo a nova equipe pastoral.
No Conjunto Parque das Dunas, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, se despede de Padre Joao Maria e terá Pe. Marcelo Bezerra Coutinho como pároco, acumulando também a função de assistente eclesiástico arquidiocesano do EJAC, com Pe. Antônio Marinho da Silva Neto como vigário paroquial.
Goianinha terá administrador paroquial
No interior, Pe. Yago Carvalho de Souza deixa a Catedral e passa a ser administrador da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha, em uma transição conduzida no formato de administração paroquial.
Demais nomeações
A lista divulgada inclui ainda mudanças em paróquias e funções na capital e em municípios do interior, como:
Petrópolis (Natal) – Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes: Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior;
Ceará-Mirim – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição: Mons. Aerton Sales da Cunha (pároco) e Pe. Antônio Almeida de Oliveira (vigário paroquial);
Touros: Pe. Ivanilson Alexandrino (pároco do Bom Jesus dos Navegantes) e Pe. Janailson Campêlo da Silva (nomeado pároco da Paróquia da Virgem e Mártir Santa Luzia);
Macau – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição: Pe. Artur Diego Lopes da Silva (pároco) e Diác. Antônio Januário Pereira Júnior (vigário paroquial e diretor executivo do Centro Educacional Mons. Honório);
Vera Cruz – Paróquia do Divino Espírito Santo: Pe. Josenildo Bezerra dos Santos;
Tangará – Paróquia de Santa Teresinha: Pe. Robson Paulo de Oliveira Silva;
Nova Cruz – Paróquia da Imaculada Conceição: Pe. Gilmar Pereira Victor e Diác. Alex Bruno Oliveira Câmara;
Passa e Fica – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima: Pe. João Pedro Acúrcio da Silva;
Santo Antônio – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição: Pe. Jonerikson Gomes da Silva;
João Câmara – Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens: Pe. Ajosenildo Nunes (vigário paroquial).
O Pe. Carlos Antônio Ferreira Pereira foi designado capelão militar em Maceió (AL), e Pe. Helenildo Marques de Morais foi indicado para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.
Após o decreto, a Arquidiocese inicia agora a fase de preparação para as posses e para o período de transição nas paróquias, que deve se estender ao longo dos próximos meses até o início do calendário de fevereiro de 2026.


