Acordo não é cumprido e anestesistas podem suspender atendimentos aos pacientes do SUS
A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Estado do Rio Grande do Norte (COOPANEST-RN) informa que suspenderá os procedimentos anestesiológicos eletivos do SUS, a partir do dia 1º de outubro de 2023, em face do descumprimento do acordo firmado, em 08 de agosto do corrente ano, com as Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, o qual contou com a anuência do Ministério Público Estadual.
A COOPANEST-RN concordou com o parcelamento da dívida em 18 meses, referente ao período de janeiro a abril de 2023, que deveria ser pago cumulativamente com as competências dos meses seguintes. Até o momento, apenas foi quitada a primeira parcela do acordo, ficando em aberto o valor da competência do mês de maio de 2023.
Preocupada com quebra do acordo e com os reflexos que ele terá para a população, a COOPANEST-RN comunicou o descumprimento ao Ministério Público Estadual, através de Ofício enviado em 12 de setembro, e, ainda, solicitou as diligências necessárias para evitar a suspensão dos serviços.
Até a presente data a dívida permanece sem quitação, alcançando, até o final do mês em curso, o valor de R$ 3.861.115,82. A COOPANEST – RN reforça o seu compromisso com a sociedade potiguar e esclarece que manterá as escalas de plantões referentes a este contrato.