Artigo do diretor da Jovem Pan News Natal destaca o rádio na promoção de eventos e no fortalecimento econômico

O blog publica artigo assinado por Erasmo Magno, diretor da rádio Jovem Pan News Natal, destacando o impacto do rádio como ferramenta essencial para impulsionar eventos e fortalecer a economia. Em tempos de mídias digitais, o rádio mantém sua relevância, alcançando 79% da população brasileira, segundo o IBOPE, e se consolidando como um meio confiável e influente.

Erasmo explora como o rádio promove eventos culturais, corporativos e governamentais, gerando credibilidade e contribuindo para o turismo e o consumo local.

Confira no artigo como o rádio segue sendo um catalisador de impacto econômico e social.

O impacto do rádio na promoção de eventos e no fortalecimento econômico

Lamento quando ouço de gestores, CEOs, executivos de marketing e até mesmo profissionais radialistas, que uma rádio por ser do seguimento musical e entretenimento, não há espaço para cobrir eventos coorporativos e governamentais, da mesma forma para rádios com programação all news não cabem em atividades festivas, como carnaval, show sertanejos e outros gêneros de entretenimento. Vergonha alheia para quem pensa assim, na minha opinião.

Em tempos de dominação das mídias digitais, o rádio se mantém como um meio de comunicação confiável, segundo o IBOPE 2024, 79% da população brasileira é ouvinte cativa do radio, sendo 69% confiante na informação gerada pelo veiculo. Além de atrair audiências locais, regionais e digitais, ele carrega atributos que fortalecem a percepção de credibilidade, integração de conteúdo e geração de valores sociais e econômicos.

O que é divulgado em emissoras tradicionais costuma ser percebido como mais confiável do que informações veiculadas exclusivamente em plataformas digitais. Isso ocorre porque os ouvintes tendem a associar o rádio à imparcialidade e à tradição, além da relação próxima que estabelecem com seus realizadores. Um evento promovido/divulgado por uma emissora ganha automaticamente um selo de aprovação, o que impacta positivamente na credibilidade do evento e por consequência na atração de público.

Anunciar no rádio vai além de simples publicidade: envolve um pacto de relevância e responsabilidade. A reputação de uma emissora está intimamente ligada ao conteúdo que veicula, tornando-a corresponsável pelo sucesso dos eventos promovidos. Pois seja o sucesso ou fracasso do produtor anunciado, os consumidores sabem a quem recorrer rápido e diretamente. Essa relação cria um ambiente de responsividade entre organizadores, parceiros, patrocinadores e consumidores, gerando um ciclo de credibilidade e entrega de resultados.

Em Natal, capital do RN, cidade onde moro, tem uma ampla agenda anual de eventos, em diversas modalidade, em especial no seguimento de show, como é o Carnatal, o maior carnaval fora de época do Brasil há mais de 30 anos, os arraias no período de junho, bem como o período de fim de ano com Natal em Natal, e agenda de verão. Pois bem, a cidade e região passa a respirar o clima dessa agenda antes, durante e muito tempo depois de cada data, por meio das ondas das emissoras locais, que elevam para o ar o ambiente festivo. Isso está relacionado ao aumento no consumo e incentivo ao turismo local, colaborando para o desenvolvimento econômico dos potiguares. Só o Carnatal de 2024, movimentou em um fim de semana, na economia da capital , mais de 110 milhões de reais, segundo a FECOMERCIORN. Provavelmente, muito impulsionado pela publicidade geradas pelas emissoras de rádios locais.

Uma das maiores vantagens do rádio é sua capacidade de adaptar assuntos a diferentes segmentos. Emissoras all-news podem produzir conteúdos específicos sobre logística, infraestrutura, consumos diversos, geração de empreso, network, ativações de marketing, coluna social, geração de negócios, visibilidade institucionais para diversos agentes realizadores; enquanto rádios musicais conectam-se diretamente ao público-alvo de shows, com informações das atrações, promovendo artistas, produtos e serviços, estreitando a relação do publico com atividades ofertadas dos eventos. Essa integração cria uma experiência mais rica para o ouvinte, que enxerga o evento não apenas como um produto comercial, mas como parte de um ecossistema consumo, oportunidades e lazer.

O rádio permanece como um meio essencial para impulsionar eventos, seja pelo apelo emocional, pela confiabilidade ou pelo alcance. Mais do que um simples veículo de promoção, ele é um catalisador econômico e social, fortalecendo a reputação dos organizadores e garantindo a adesão do público. Apostar no rádio não é apenas uma estratégia de divulgação, mas uma contribuição significativa para o ecossistema de eventos e o crescimento das comunidades que os recebem.

Erasmo Magno


Erasmo Magno

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