Comunidade espírita apresenta peça teatral sobre Bezerra de Menezes e Emmanuel no RN

Um diálogo que entrou para a história ocorrido às vésperas do século XX envolvendo um dos nomes mais importantes do espiritismo no Brasil será retratado pela primeira vez no Rio Grande do Norte numa peça teatral inédita. A peça “Diálogos de Luz – Bezerra de Menezes & Emmanuel – Rio de Janeiro, 1886”, será apresentada na Grande Natal no próximo dia 30 de abril, proporcionando cultura e uma experiência alternativa para a comunidade espírita do Rio Grande do Norte.

A iniciativa é do grupo Seridó Espírita, comunidade que abrange vários municípios na região do Estado, e acontecerá no Lar Espírita Alvorada Nova, em Parnamirim. A parceria abrange a Rama Krya Produções, que em 2024 trouxe ao RN a peça teatral “Abigail, Paulo e Estevão”, no Teatro Alberto Maranhão, e está em turnê pelo Nordeste. Antes da peça haverá um pocket show com o poeta, cantor e compositor, Wescley J. Gama.

“A divulgação da Doutrina Espírita através da arte tem sua importância ao trazer através do bom e do belo reflexões morais e dos conceitos basilares do espiritismo. A peça de teatro “Diálogos de Luz” incentiva assim um momento de reencontro de amigos de todo o Estado e fomenta a arte espírita em terras potiguares, além de valorizar os artistas locais representados no pocket show de Wescley Gama.”, explica Alisson Câmpelo, coordenador do Seridó Espírita. O Seridó Espírita é uma iniciativa de amigos do movimento espírita potiguar, consolidada durante a pandemia, como meio de contribuição com a divulgação da Doutrina Espírita. Possui membros de várias partes do estado, concentrando o maior número nas cidades da região do Seridó.

A peça “Diálogos de Luz “ é inspirada numa relação amistosa entre o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. conhecido à época como “O Chefe dos Espíritas” e um sacerdote católico chamado Amaro, que seria o Espírito Emmanuel reencarnado. A relação aconteceu no Rio de Janeiro, em 1886, momento em que o espiritismo chegava ao Brasil. Na época, Bezerra de Menezes enfrentava uma série de desafios, como repressão política, pressões sociais e divisões internas entre os espíritas. Os diálogos entre os amigos e confidentes acontecem numa capela, sendo relatados no livro “Deus Conosco”, organizado por amigos íntimos de Chico Xavier.

Segundo Marcelo de Aquino, vice-presidente da Associação Brasileira de Artistas Espíritas (Abrarte) e integrante do movimento no Estado, a temática espirita contribui para a reflexão acerca da vida, das nossas relações em sociedade, da comunhão com Deus e em conversas mais íntimas que o ser humano trava consigo mesmo. Nesse sentido, retratar esses valores e conhecimentos através da arte “projeta com muito mais intensidade na alma humana essas reflexões”, avalia.

“O teatro como linguagem de expressão genuinamente humana, tem o condão de retratar em cena as tristezas, as alegrias e o caminhar humano, seja através de trabalhos em comédia, drama, entres outras abordagens. A arte, iluminada pelo conhecimento da Doutrina Espírita resplandece de tal forma que pode ser capaz de falar diretamente ao coração da plateia e dos atores em cena”, reflete.

Bezerra de Menezes

Considerado um dos maiores nomes do espiritismo de todos os tempos do Brasil, o cearense Adolfo Bezerra de Menezes (1831-1900) foi o segundo presidente da Federação Espírita Brasileira e um dos responsáveis por consolidar a formação do espiritismo enquanto religião no Brasil. Era médico, militar, jornalista, filósofo e filantropo, recebendo a alcunha de “médico dos pobres”. Conhecido como o “Allan Kardec brasileiro”, o espírita foi retratado no filme “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”, dos diretores Glauber Filho e Joe Pimentel.

Serviço

ESPETÁCULO: DIÁLOGOS DE LUZ
Data: 30/04/2025
Horário às 19h
Local: LEAN – Lar Espírita Alvorada Nova
Ingressos: R$ 110,00 (inteira), R$ 55,00 (meia e antecipado)
Informações e Reservas: 84 98637-0861
Ou pelo link: https://linktr.ee/seridoespirita

Send this to a friend