Justiça Federal do RN condena argentino

O argentino Javier Leonardo Nebot foi condenado pela Justiça Federal por ter cometido crime contra o sistema financeiro. A acusação que recaiu contra ele foi o fato de ter usado um funcionário para comprar 3.500,00 Euros, quando o real beneficiário do câmbio seria o estrangeiro. A sentença foi do Juiz Federal Walter Nunes, titular da 2ª Vara Federal.

O magistrado, que proferiu a sentença em audiência, recusou a tese da defesa de que o valor seria “insignificante”. “O valor aqui não é importante para que ocorra, ou não, ofensa à regularidade das operações de câmbio. Aqui importa menos o valor e mais a necessidade de efetiva fiscalização das operações de câmbio”, escreveu o magistrado.

O argentino foi condenado a um ano e três meses de detenção e teve a pena substituída por duas restritivas de direito, com isso ele prestará serviço a comunidade pelo período de um ano e ainda durante três meses, a começar do mês seguinte ao término da pena de prestação de serviços, deverá o condenado comparecer mensalmente ao Juízo, até o dia 05 de cada mês, a fim de informar suas atividades.

O caso foi descoberto a partir das investigações da “Operação Escambo”, onde são apurados fatos relacionados com a atividade habitual de câmbio clandestino e de lavagem de dinheiro por uma organização criminosa da qual Javier Nebot, segundo a denúncia do Ministério Público Federal, faria parte.

Send this to a friend